30/04/22
29/04/22
PARA DESENJOAR DA GUERRA: E SE FRED HOYLE E CHANDRA WICKRAMASINGHE TIVESSEM RAZÃO?
Descoberta recente comprova que os meteoritos transportam todo o material genético que nos constitui como seres vivos, hipótese há muito defendida pelos físicos Fred Hoyle e Chandra Wickramasinghe, sendo o primeiro o pai do conceito "Big Bang" que usou pejorativamente.
Daí aos homenzinhos verdes de Martians, Go Home de Fredric Brown vai uma distância cósmica, mas não deixa de ser reconfortante pensar que, se dermos cabo disto tudo, a vida há-de sobreviver algures.
"GLOBAL NATO": Do fim da história ao excesso de história?
Liz Truss, secretária das Relações Exteriores britânica, declarou que a NATO deve defender Taiwan em caso de ataque chinês ao território.
Saltando da guerra na Ucrânia e da proposta do aumento de apoio militar ao governo de Kiev — "Heavy weapons, tanks, aeroplanes — digging deep into our inventories, ramping up production. We need to do all of this.” — para a segurança no Indo-Pacífico, Truss atirou-se directamente à China.
"Countries must play by the rules. And that includes China." E acrescentou: "We need to pre-empt threats in the Indo-Pacific, working with allies like Japan and Australia to ensure that the Pacific is protected. We must ensure that democracies like Taiwan are able to defend themselves".
Naturalmente, a China respondeu. Wang Wenbin, porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, deixou a pergunta: "Nato, a military organisation in the North Atlantic, has in recent years come to the Asia-Pacific region to throw its weight around and stir up conflicts. Nato has messed up Europe. Is it now trying to mess up the Asia-Pacific anda even the world?"
Entretanto, o conhecido jornalista britânico Simon Jenkins assinou uma coluna no Guardian que significamente começa assim: "The foreign secretary, Liz Truss, is playing with fire."
Oxalá não nos esturriquemos todos!
28/04/22
GUERRA NA UCRÂNIA: ENERGIA, A ARMADILHA RUSSA
A Rússia duplica receitas desde o início da guerra. Assim, o aumento dos preços provocados pelas sanções serviu para cobrir largamente a diminuição nas exportações. Como diria o outro, é a economia, Ursula!
27/04/22
GUERRA NA UCRÂNIA: A LINGUAGEM (E NÃO SÓ) VAI GANHANDO CADA VEZ MAIS MÚSCULO
Putin ameaça com "resposta rápida" os países que decidirem interferir na guerra na Ucrânia. E, como já havia feito anteriormente, fala de consquências jamais vistas na História.
Entretanto, na Transnístria, região separatista da República da Moldava, a coisa já promete.
A continuarmos assim e como poetou em tempos Jorge Sousa Braga, um dia destes ainda vamos "acordar todos com uma pérola no cu".
A GUERRA DA UCRÂNIA... OU DO SOLNADO?
"O anúncio da Gazprom de que cessa unilateralmente o fornecimento de gás a clientes na Europa [no caso, a Polónia e a Bulgária] é mais uma tentativa da Rússia de utilizar o gás como instrumento de chantagem. Isto é injustificado e inaceitável. E mostra, uma vez mais, a falta de fiabilidade da Rússia enquanto fornecedor de gás", disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Bom, por muito que concordemos com as sanções à Rússia, as declarações desta senhora não deixam de ser absurdas. E pensar que pessoas com esta profundidade de raciocínio estão à frente do futuro da Europa também não augura nada de bom.
Era só.
GUERRA NA UCRÂNIA: DA NEUTRALIDADE SUÍÇA
Os suíços negaram à Alemanha o direito de enviar para a Ucrânia material de guerra vendido pelo seu país aos germânicos. A recusa tem por base legislação que prevê que qualquer revenda a terceiros de armamento adquirido à Suíça está sujeita a aprovação prévia.
GUERRA NA UCRÂNIA: QUEM JÁ TIVESSE OUVIDO FALAR DA TRANSNÍSTRIA, LEVANTE O BRAÇO
Na terça-feira, a Presidente da Moldova, Maia Sandu, atribuiu os incidentes à luta entre forças internas interessadas em desestabilizar a situação na Transnístria.
“Condenamos todas as provocações e tentativas de envolver a Moldova em acções que possam ameaçar a paz no país”, insistiu a chefe de Estado.
O conselheiro da presidência ucraniana Mikhailo Podoliak acusou a Rússia de querer “desestabilizar a Transnístria, o que sugere que a Moldova deverá aguardar a visita de ‘convidados’”, numa referência aos soldados russos que invadiram a Ucrânia a 24 de Fevereiro. (...)»
26/04/22
GUERRA NA UCRÂNIA: A MINHA BOMBA (NUCLEAR) É TÃO BOA COMO A TUA!
O russo diz que a guerra nuclear é um cenário possível. E logo o inglês vem lembrar que também temos bombas dessas e que estamos preparados.
ENTRETANTO EM PEQUIM...
Sem alterações significativas à política de Covid Zero por parte das autoridades chinesas, apavorados com o que sucedeu (e ainda sucede) em Xangai, muitos habitantes de Pequim temem que lhes possa vir a acontecer algo semelhante.
GUERRA NA UCRÂNIA: A ESCALADA VAI DE VENTO EM POPA NO DIA EM QUE GUTERRES FALA COM PUTIN AO VIVO E A CORES
Enquanto o secretário-geral da ONU fala hoje com Putin (dia 28 está previsto que fale com Zelensky), na Grã-Bretanha, o secretário de Estado das Forças Armadas, James Heappey, afirmou ser legítimo que as tropas ucranianas ataquem território russo, em resposta à invasão.
Em entrevista à Times Radio disse: "It's completely legitimate to be targeting [military sites within Russia] in order to disrupt the logistics".
E sobre o uso de material de guerra britânico nessas operações, o que poderia eventualmente dar lugar a uma internacionalizção do conflito, acrescentou: “There are lots of countries around the world that operate kit that they have imported from other countries. When those bits of kit are used we tend not to blame [the country] that manufactured it, you blame the country that fired it”.
24/04/22
ELEIÇÕES FRANCESAS: AINDA BEM QUE NÃO VEJO TELEVISÃO!
Tive a infeliz ideia de espreitar os canais de TV portugueses a propósito das eleições presidenciais francesas. Estava num deles — não sei qual — um comentador nacional — não sei quem é — a afirmar cheio de convicção que as pessoas, porque vivem mais anos, podem — e devem (sic) — trabalhar até mais tarde. Rematava o referido que, afinal, ninguém quer passar os dias sentado num banco de jardim. Só lhe faltou relembrar que o trabalho liberta.
Quem será o iluminado? Por uma fracção de segundo ainda pensei voltar atrás na box, mas logo preferi ir para o quintal apanhar a merda das cadelas.
23/04/22
GUERRA NA UCRÂNIA: GUTERRES SAI DE CASA!
António Guterres, na qualidade de Secretário-Geral da ONU, irá à Rússia encontrar-se com Putin dia 26, seguindo-se encontro com Zelensky a 28. Como diz o velho ditado: a esperança é a última a morrer.
GUERRA NA UCRÂNIA: O ALFABETO E OS 59 DIAS DE GUERRA
22/04/22
GUERRA NA UCRÂNIA: ESTADOS UNIDOS AMEAÇAM A CHINA
Com a guerra na Ucrânia a cumprir dois meses, a escalada não tem sido só bélica, mas também linguística.
Putin deu notícia há dias do seu brinquedo mais recente, uma arma conhecida pelo ilustrativo nome de SATAN II. Entretanto, os EUA decidiram ameaçar a China e não foi por aquilo ser uma distopia.
Disse Wendy Sherman, a Secretária Adjunta de Estado de Biden, após reunir-se em Bruxelas com o secretário-geral do serviço diplomático europeu, Stefano Sannino, referindo-se aos chineses: «They've seen what we've done in terms of sanctions, export controls designations, with Russia... it should give them some idea of the menu from which we could choose, if China were to provide material support. We also sat down with China and explained our sanctions, so they know what they are and how they work. So we're trying to be very transparent here».
Estará a linguagem escolhida, entre a ameaça à cowboy e a admoestação à mestre-escola, no ADN dos norte-americanos?
O que me recorda convicção antiga (minha naturalmente): a hipocrisia é um ganho civilizacional.
GUERRA NA UCRÂNIA: CRIMES DE GUERRA
No terreno, uma delegação da ONU avança com acusações às tropas russas. E descarta equivalências com crimes de guerra cometidos por forças ucranianas.
21/04/22
E AGORA PARA ALGO COMPLETAMENTE DIFERENTE: COSTA DIZ QUE SÓCRATES ALBRABOU O PS
JULIAN ASSANGE: JUSTIÇA BRITÂNICA APROVA A SUA EXTRADIÇÃO PARA OS EUA
20/04/22
GUERRA NA UCRÂNIA: «A BOLA ESTÁ DO LADO DA UCRÂNIA»?
A linguagem é futebolística, as bombas são as bombas e os relvados serão ruínas...
ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS FRANCESAS
Hoje, dia 20, às 21 horas (20 horas em Portugal) Macron e Le Pen vão outra vez debater à televisão...
RESULTADOS DA GUERRA NA UCRÂNIA (com boneco, para se perceber melhor)
Com a guerra prestes a completar o seu segundo mês, mais de CINCO milhões de ucranianos tiveram de abandonar as suas casas, atravessar as fronteiras e sorte que estão vivos!
19/04/22
GUERRA NA UCRÂNIA: ENTREVISTA COM NOAM CHOMSKY (não confundir com Boaventura de Sousa Santos)
Conversa com o jornalista Jeremy Scahill, um dos fundadores de The Intercept, para ler, ver ou ouvir.
GUERRA NA UCRÂNIA: DEPOIS DE MERKEL, MACRON?
À queda em desgraça de Angela Merkel, acusada de ter tido uma política conivente com Putin e que se traduziu, na actualidade, pela recusa do governo ucraniano em receber a visita do presidente alemão, Frank Walter Steinmeier, a que se seguiram as declarações irritadas de Olaf Scholz que, convidado para ir a Kiev, recusaria o convite, seguiu-se a fricção com o presidente francês que, como bom francês, alertou para o que chamou um desajuste de linguagem face ao uso do termo "genocídio" usado por Joe Biden e por Zelenski para classificar a agressão russa à Ucrânia.
Convidado entretanto a voltar a Kiev, Macron afirmou ontem estar disposto a lá voltar, mas apenas para apresentar qualquer coisa de útil e não apenas para testemunhar apoio.
18/04/22
17/04/22
GUERRA NA UCRÂNIA: A TRAGÉDIA ANUNCIADA DE MARIUPOL
Enquanto Zelensky ameaça com o fim das negociações de paz caso as tropas de Putin chacinem civis em Mariupol, os russos avançaram com um ultimato que exige a rendição dos defensores da cidade portuária ucraniana. O prazo para depor as armas termina este Domingo.
16/04/22
TEORIAS DA CONSPIRAÇÃO PARA TODOS OS GOSTOS
A guerra a decorrer no coração da Europa, a que por hábito se chama Leste, tem gerado, como não podia deixar de ser, as mais abstrusas teorias da conspiração — e não apenas a que rodeia a verdadeira nacionalidade da sopa de beterraba.
Angela Merkel, até há bem pouco considerada uma estadista de primeira água, tem visto o seu prestígio afundar-se mais depressa do que o Moskva russo se afundou, mantida debaixo de água sobretudo, o que não deixa de ser curioso, por aqueles que a idolatravam.
Mas as teorias da conspiração são mais livres do que o cavalo à solta do Ary: galopam nos prados verdes da imaginação e esmagam sem piedade todos os laranjais que possam encontrar no caminho.
Acabei de ler: "Talvez seja útil dizer que estes dois [Merkel e Putin] se conhecem desde os anos 70, quando ele era delegado do KGB em Dresden e ela já 'mexia' na política na antiga RDA. O grau de envolvimento dos dois está por estudar, mas há indícios muito curiosos".
Está difícil!
15/04/22
O CORONAVÍRUS AINDA VAI SAFAR A UCRÂNIA
Com a China a braços com uma recaída virótica, milhões fechados em casa, muitos com fome e alguns já na rua a contestar as medidas draconianas da política chinesa Zero Covid, Putin vai ter que esperar...
China: Shanghai Faces Food Shortage As Jinping Govt Enforces World's Most Brutal Lockdown
14/04/22
GUERRA NA UCRÂNIA: ATÉ NO VATICANO HÁ AMIGOS DE PUTIN?
Via-Sacra em Roma gera polémica na Ucrânia
Ucranianos recordam episódio de Abel e Caim
E ENQUANTO OS GOVERNOS MOSTRAM A SUA INCAPACIDADE PARA PARAR A GUERRA, ELON MUSK FAZ PONTARIA À INFORMAÇÃO
GUERRA NA UCRÂNIA: Que tristeza observar a inutilidade da ONU!
No chance at humanitarian cease-fire in Ukraine: UN Chief
UN Secretary-General Antonio Guterres has asserted that he believs there is "no chance at the moment for a humanitarian cease-fire in Ukraine." Guterres told reporters that the UN has made a number of proposals to Russia on the possibility of local cease-fires, humanitarian corridors, and the evacuation of civilians, “and we are waiting for an answer.”
Guterres sent UN humanitarian chief Martin Griffiths to Moscow and Kyiv as his special envoy to seek a humanitarian cease-fire, but he said, “at the present moment, a global cease-fire in Ukraine doesn’t seem possible.”
He said the UN proposals to Russia are aimed at minimizing “the dramatic impact” of Russia’s war against Ukraine on civilians and include creating “a mechanism” involving Russia, Ukraine, the United Nations and eventually other humanitarian bodies to permanently manage local cease-fires, humanitarian access, and evacuations to avoid incidents and failures.
As for Russian President Vladimir Putin’s reported comment Tuesday that negotiations with Ukraine are at a “dead end,” Guterres said, “I will remind you that we are in an Easter period and the Easter period is about resurrection.”
13/04/22
GUERRA NA UCRÂNIA: ALGUÉM QUE EXPLIQUE, MAS MUITO DEVAGARINHO...
Abro o computador e deparo com este título
Ontem, a notícia era de que Kiev havia recusado a visita do Presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, por ter demonstrado no passado ser um amigo dos russos.
Eu sei que Olaf Scholz, o chanceler, não é Frank-Walter Steinmeier, o presidente, mas para todos os efeitos Frank-Walter Steinmeier representa os alemães e ao recusarem-lhe a entrada não é a ele, pessoalmente, que o fazem.
Nada disto vai acabar bem. E já agora aproveito para perguntar a despropósito. De quem aceitariam um convite para um chá e umas torradas: de Frank-Walter Steinmeier ou do presidente da Polónia, Andrzej Duda, um reaccionário encartado próximo da extrema-direita?
12/04/22
GUERRA NA UCRÂNIA: KIEV NEGA-SE A RECEBER PRESIDENTE ALEMÃO
[Dos jornais]
«Criticado pelas suas relações com a Rússia nos últimos anos, o presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, disse hoje que pretendia viajar para a Ucrânia com outros chefes de Estado, mas que Kiev se negou a recebê-lo.
A viagem prevista incluía os presidentes da Polónia e dos Estados bálticos — Estónia, Letónia e Lituânia.
"Estava preparado, mas, aparentemente, e assumo a responsabilidade por isso, não era o que Kiev desejava", afirmou Steinmeier durante uma viagem a Varsóvia, capital da Polónia.
Esta visita tinha como objetivo "enviar uma forte mensagem de solidariedade comum europeia para com a Ucrânia", lamentou.
O jornal Bild foi o primeiro a trazer esse plano fracassado à tona, citando um diplomata ucraniano que atacou duramente o presidente social-democrata (SPD): "Toda a gente aqui sabe das relações estreitas de Steinmeier com a Rússia (...) Ele não é bem-vindo em Kiev, por enquanto. Vamos ver se isso muda".
Duas vezes ministro dos Negócios Estrangeiros no governo de Angela Merkel, Steinmeier foi fortemente criticado nas últimas semanas pela sua suposta falta de firmeza em relação à Rússia. As mesmas acusações também pesam sobre a ex-chanceler conservadora.
No início de Abril, inclusive, reconheceu ter cometido um "erro", ao apoiar a construção do gasoduto entre a Rússia e a Alemanha, o Nord Stream 2. Suspenso em Fevereiro passado por Berlim, teria duplicado a capacidade de fornecimento de gás russo ao país.
O actual chanceler, Olaf Scholz, também está sob pressão dos seus aliados de coligação, os Verdes, que pedem um maior compromisso para com a Ucrânia, sobretudo, com o envio de armas pesadas.»
GUERRA NA UCRÂNIA: O PCP E A INDIGNAÇÃO QUE PARA AÍ VAI
Confesso que me dá vontade de rir. A equivalência — porque é isso que está em causa — entre a Rússia de Putin, o país invasor, e a Ucrânia de Zelenski, o país invadido, subjacente às posições do PCP não pára de ser denunciada por gente indignada e vermelha de tanto gritar que parece impossível.
Palavra que não entendo a barulheira. Afinal, qual é a surpresa? Desde a Hungria, em 1956, que o PCP vem justificando os avanços russos, ou soviéticos, tanto faz. Onde é que esta malta vivia antes? Em Marte? Na ilha Sentinela do Norte?
GUERRA NA UCRÂNIA: O ISOLAMENTO DA RÚSSIA SERÁ TÃO GRANDE COMO PARECE?
Não se trata de relativismo moral ou outro. Trata-se de não confundir a árvore com a floresta. No fim, trata-se de saber se esta guerra vai resultar, ou não, no reforço dos direitos humanos e da democracia no mundo.
Excerto traduzido
«Metade dos países africanos não votou com os ocidentais [contra a Rússia na Assembleia Geral da ONU]. Entre eles estavam grandes países africanos como a África do Sul, Etiópia e aliados bastante leais. A maioria dos países árabes absteve-se. Há uma espécie de contraste entre uma unidade ocidental reencontrada e o resto do mundo que se mostra relutante.
A URSS desempenhou um papel importante na descolonização e na luta contra o apartheid e muitos africanos sentem que iriam trair essa amizade com Moscovo. Isto não significa que apoiem a invasão da Ucrânia, mas existe neles algum tipo de fidelidade. Mas há outra coisa, o principal parceiro desses países africanos é a China, e eles também não vão votar contra a China. E outra coisa ainda: os refugiados africanos foram maltratados quando cruzaram a fronteira entre a Ucrânia e a Polônia. [... ]
O Homem Branco parece apaixonado e hipnotizado por esta guerra, enquanto muitos destes países, nunca tendo deixado de viver em estado de guerra, não lhe suscitaram preocupaçõe semelhantes [... ] Também houve a Índia, apesar de membro do QUAD, que se absteve. [...] 70% do arsenal militar indiano é fornecido pela Rússia [... ]
É verdade que o nascimento do Estado e do direito internacional situa-se geograficamente na Europa. Daí resulta que a própria ideia de comunidade internacional é uma ideia ocidental. A ONU foi criada, sobretudo, pela vontade de um presidente americano.Assim, é fácil confundir a comunidade internacional e o mundo inteiro [...]
Clausewitz tinha razão: "Quando uma guerra começa, há muita poeira à sua volta".
"Não sou especialista em matéria militar e não acredito nos especialistas não militares que, ao contrário de mim, ousam falar sobre a situação militar na Ucrânia. Estou à espera do fim da guerra para ver o que se passou".»
11/04/22
BRANQUEAR A EXTREMA-DIREITA NUNCA DEU BOM RESULTADO OU RECORDAR É VIVER
E enquanto já há quem defenda que o Comando Azov enterrou o seu passado fascista e agora é só causas justas, tropecei por mero acaso neste artigo da BBC de Dezembro de 2012 sobre o Svoboda.
Vale a pena ler os dois e Deus nos ajude, mas não empurre.
ELEIÇÕES FRANCESAS: RESULTADOS DA 1ª VOLTA
EM REDE
- 2 dedos de conversa
- A balada do café triste
- A causa foi modificada
- A cidade das mulheres
- A curva da estrada
- A dança da solidão
- A rendição da luz
- A revolta
- A terceira via
- A única real tradição viva
- Abrasivo
- Agricabaz
- Agua lisa
- Albergue espanhol
- Ali_se
- Amor e outros desastres
- Anabela Magalhães
- Anjo inútil
- Antologia do esquecimento
- Arrastão
- As escolhas do beijokense
- As folhas ardem
- Aspirina B
- ayapaexpress
- Azeite e Azia
- Bibliotecário de Babel
- Bidão vil
- Blogtailors
- Casario do ginjal
- Centurião
- Church of the flying spaghetti monster
- Ciberescritas
- Cidades escritas
- Cinco sentidos ou mais
- Claustrofobias
- Coisas de tia
- Complicadíssima teia
- Contradição Social
- Dazwischenland
- De olhos bem fechados
- Dias Felizes
- Do Portugal profundo
- Duelo ao Sol
- e-konoklasta
- e.r.g..d.t.o.r.k...
- Enrique Vila-Matas
- Escola lusitânia feminina
- Fragmentos de Apocalipse
- Governo Sombra
- Helena Barbas
- If Charlie Parker was a gunslinger
- Illuminatuslex
- Incursões
- Instante fatal
- Intriga internacional
- João Tordo
- Jugular
- Klepsydra
- Last Breath
- Ler
- Les vacances de Hegel
- Letteri café
- LInha de Sombra
- Mãe de dois
- Mais actual
- Malefícios da felicidade
- Manual de maus costumes
- Metafísica do esquecimento
- Mulher comestível
- Nascidos do Mar
- Non stick plans
- O Declínio da Escola
- O escafandro
- O funcionário cansado
- O jardim e a casa
- O perfil da casa o canto das cigarras
- Obviario
- Orgia literária
- Paperback cell
- Parece mal
- Pedro Pedro
- Porta Livros
- Pratinho de couratos
- Raposas a Sul
- Reporter à solta
- Rui tavares
- S/a pálpebra da página
- Se numa rua estreita um poema
- Segunda língua
- Sem-se-ver
- Sete vidas como os gatos
- Shakira Kurosawa
- Sorumbático
- Texto-al
- The catscats
- There's only 1 Alice
- Tola
- Trabalhos e dias
- Um dia... mais dias
- Um grande hotel
- We have kaos in the garden