10/10/08

Leituras à borla

Lá pelo meio do Verão, O Bibliotecário de Babel perguntou-me o que é que eu andava a ler, só pelo plaisir des yeux. Já entrados no Outono, dei-lhe a resposta. Que foi esta.

«Para ir directa ao assunto, e sem délicatesse (a tal que lixou o Rimbaud). No fundo, a pergunta a que o José Mário Silva me pediu que respondesse é esta: o que é que lês quando não te pagam para ler? Ora bem. Atendendo aos baixíssimos valores de mercado da leitura crítica, diria que leio mais ou menos o mesmo do que quando me pagam para ler (salvo as raríssimas excepções em que, exceptio regulam probat, num impulso messiânico de salvação das letras, encho os pulmões de altruísmo e me proponho zurzir em coisas ilegíveis, o que também me acontece).
Na realidade, gostaria de poder responder, com Wilde, «I never read a book I must review, it prejudices you so». Não seria verdade, e «só a verdade é revolucionária», como terá um dia jurado a pés juntos Vladimir Ilitch Lenin, um autor que deixei de frequentar muito antes do João Carlos Espada se ter convertido ao charme (neoliberal) do countryside.
Deixando de me armar em engraçadinha e indo, agora sim, directa ao assunto, respondo que, pro bono, digo, à borla, as últimas coisas que li, ou reli (esse sim, o maior prazer que se retira da possibilidade de fugir ao ritmo frenético dos escaparates…) foram:
O que diz Molero, de Dinis Machado (Bertrand)
O Vento nos Salgueiros, de Kenneth Grahame (Tinta da China)
O Delfim, de José Cardoso Pires (Dom Quixote)
Bouvard et Pécuchet (Gustave Flaubert, Livre de Poche, mas pode ser descarregado gratuitamente aqui)
The Yiddish Policemen’s Union, de Michael Chabon (HarperCollins)
E agora ando-me a babar pel’ A Faca Não Corta o Fogo – Súmula & Inédita do Herberto Helder, pelo qual já passei os olhos. Confirmei o que sabia: ainda há grandes poetas, e ainda há grandes poetas que gostam de mulheres.»

7 comentários:

Anónimo disse...

Enquanto lês e relês podes sempre dedicar-te a esta saudável actividade:

http://doarcodavelha.blogspot.com/2008/10/cigarette-in-your-bed.html

Mas cuidado com a ASAE!

-pirata-vermelho- disse...

Confirmação distinta!
É que...
há quem fale mais do O'Neill.




(sem deixar de lhe reconhecer o mérito, também)

Ana Cristina Leonardo disse...

já conhecia essa, manuel
-pirata-vermelho-, a misoginia faz-me urticária, com honrosas excepções, tanto nos homens como nas mulheres. reconforta-me encontrar no herberto um homem/poeta que gosta das mulheres e do universo delas (seja lá isso o que for). Para os manuéis de oliveira já dei

-pirata-vermelho- disse...

Et voilá...!

Anónimo disse...

Chama-lhe o que lhe chamares, mas se entre ti e a leitora com que tens o desplante de ilustrar a posta, existir alguma semelhança visual, ai juro-te que nunca mais ponho os cotos na pastelaria.
É que não duvides... são lá coisas que se façam a uma pessoa.. Bah!

Ana Cristina Leonardo disse...

fallorca, continue, descansadamente, a frequentar a pastelaria s.f.f.

Anónimo disse...

Que alívo, frosca-se...