27/01/08

Se isto não é humor do melhor que venha a ASAE e me feche a Pastelaria

As citações de Woody Allen que se seguem foram retiradas de A Filosofia Segundo Woody Allen, ed. por Mark T. Conard e Acon J. Skoble, Estrela Polar, 2008.
Só pelo capítulo A Ratoeira: Ler Woody Allen, assinado por James M. Wallace, vale a pena ler o livro.

«Estou atormentado por dúvidas. E se é tudo uma ilusão e nada existe? Nesse caso, de certeza que paguei demais pelo meu tapete.»
«Ele saiu do hotel e subiu a Oitava Avenida. Dois homens estavam a assaltar uma senhora idosa. Meus Deus, pensou Weinstein, já lá vai o tempo em que uma só pessoa dava conta do recado. Que cidade. Caos por todo o lado. Kant tinha razão. A mente impõe a ordem. Também nos diz quando devemos dar gorjeta. Como é maravilhoso estar consciente! Pergunto-me o que farão as pessoas de New Jersey.»
«Na sua condição de filósofos, eles confiavam bastante na lógica e achavam que, se a vida existia, alguém devia tê-la causado, e foram à procura de um homem moreno com uma tatuagem que estava a usar um casaco da Marinha.
Quando nada resultou daí, abandonaram a Filosofia e dedicaram-se ao negócio da venda postal, mas o preço dos portes subiu e eles morreram.»
«DORIS: Mas, sem Deus, o mundo não tem significado. A vida não tem significado. Nós não temos significado. (Pausa dramática) Tenho uma vontade súbita e avassaladora de ir para a cama com alguém.»
«Estas "partículas" [átomos ou mónadas] foram postas em movimento por alguma causa ou princípio subjacente, ou talvez alguma coisa tenha caído de algum sítio. O que interessa é que agora é demasiado tarde para fazer alguma coisa a esse respeito, excepto, talvez, comer bastante peixe cru. Claro que isso não explica por que razão a alma é imortal. Nem diz nada acerca da vida após a morte, ou sobre o meu Tio Sender ter a sensação de que está a ser seguido por albaneses.»
«Ora, então, para conhecermos uma substância ou ideia temos de duvidar dela, e assim, duvidando dela, alcançarmos a percepção das qualidades que possui no seu estado finito, que estão verdadeiramente "na coisa em si", ou que são "da coisa em si", ou de algo ou de nada. Se isto estiver claro, podemos deixar de lado a epistemologia, por agora.»

5 comentários:

Táxi Pluvioso disse...

"Aguardamos o momento em que Israel vai dizer 'sim' a Cristo, mas sabemos que tem uma missão especial na história agora " Bento XVI. O santo Padre é que sabe.

Booktailors - Consultores Editoriais disse...

A tradução da Estrela Polar é algo próxima ao original inglês...
Pelo menos é a minha opinião (a Ana desculpe, mas quando os olhos chocam em coisas dessas não conseguem ver mais nada).

Patrícia C. Carvalho disse...

Olá! Tudo bem? Sou Patricia, e novata no mundo dos blogs!
Acabei de montar o meu, e estou pesquisando blogs interessantes... Gostei muito do seu, posso divulgá-lo em minha lista de favoritos?
Inté mais!
Pati
http://ealemdisso.blogspot.com

Anónimo disse...

GET A LIFE, ANA, OU MELHOR, E SE TRABALHASSES???

Ana Cristina Leonardo disse...

chega uma rapariga de trabalhar o dia todo e leva com isto. Oh, anónimo, francamente!