12/11/10

Um país que aceita submergir a Linha do Tua merece afundar-se e desaparecer do mapa

Canavilhas, Gonçalo Couceiro, Mexia e etc.: em bom português, fuck you!
[imagem retirada daqui]

13 comentários:

Rita Martins disse...

Podiam deixar afundar estádios de futebol. Ou destruir todas as linhas férreas em Portugal que dao prejuízo. Os produtores de automóveis agradecem.

sem-se-ver disse...

não percebi a menção ao mexia.

perceberia, sim, a mençao ao responsável, gonçalo couceiro de seu nome, presidente do igespar.

escarafunche por aí, que muito encontrará.

m.a.g. disse...

Assino por baixo.
Sem me deter em fundamentações já estafadas e para as quais nem pachorra tenho, está corja enoja-me!

Reflexos disse...

Enfim...

josé agostinho baptista disse...

Enojam mesmo. Odeiam o passado, quando nem presente têm e futuro muito menos, a não ser o seu poder, o seu estatuto, os seus tachos, automóveis, amantes e quatro ou cinco reformas chorudas. Odeiam o pão antigo, a água-pé, as castanhas, os rios, as árvores, isto é, tudo tudo o que não seja o plástico das suas mentes e das suas inovações perversas. Portugal é hoje como aquela malta que só usa roupas de marca por fora e por dentro tem as cuecas rotas ou cheias daquela substância que cheira mal e da qual são feitos.

Ana Cristina Leonardo disse...

Sem-se-Ver, a barragem não é da EDP? A EDP não é do Mexia? Mas tem razão, há responsáveis mais directos e menos simbólicos. Vou acrescentar o nome dessa criatura.
Um abraço

F disse...

Bando de ignorantes!

sem-se-ver disse...

ana cristina,tem toda a razão. hoje de viagem de repente apercebi-me que NATURALMENTE o mexia de que falava era esse. pq de manhã, estremunhada ainda de sono, ler mexia junto a canavilhas, mesmo que sobre este assunto, fez-me associar o mexia,pedro, e daí não ter percebido a inclusão.

desculpe

(o gonçalo couceiro é um personagem sinistro)

James disse...

:-(
Vou tentar ser sintético:
1. Tive sorte, já fix a linha do Tua duas vezes, eu e mais três pessoas, uma ninharia de preço.
2. Aprendi em 'Vias de Comunicação", 4º ano, IST: as linhas de caminho de ferro apodrecem. Tem que se substituir os carris, levantá-los, eventualmente substituir as travessas e as garras que as prendem aos carris, eventualmente calcar ou substituir o balastro que está por debaixo.
Else, o comboio descarrila e ali cai por uma ravina, ou assim.
Manutencão: custa uma fortuna, e ali mais, por causa da orografia.
Quem paga ? A REFER, que está falida ? Todos os PT's mesmo que nunca lá tenham posto os butes ? O espírito santo ? Os meus e os vossos impostos ?
Porque akilo é como o TGV: só dá prejuízo de exploração.
3. As barragens dão lucro, daí o interesse do Mexia/EDP. Pode-se fazer noutro lado ? De certeza que sim, por mais uns tostões/milhões.
But the song remains the same: quem paga ?

4. Desculpem fazer de advogado do diabo, mas perante tanto unanimismo, foi o que se me deu...

5. Também eu fico desconsolado se a linha do Tua desaparecer, mas é fácil refilar quando não se paga (não se paga ?) a conta.

Anónimo disse...

Porreiro pá !

Anónimo disse...

James, precisa de viajar mais um pouco. Uma linha que seja convenientemente bem explorada dá lucro, e estou a referir-me a turismo e não só a transporte. Existem imensas espalhadas pela Europa. O problema não é a linha, é a falta de imaginação e inteligência de quem as explora e o excesso de corruptividade de quem defende o lobby do petróleo/alcatrão.

jvieira disse...

e quem fala dos custos "enormes" da ferrovia, gostava de ver umas contas, devidamente fundamentadas sobre custos de construção e manutenção de ferrovias vs estradas e auto-estradas, contando também com as externalidades: custos de acidentes, poluição atmosférica, sonora, visual, fixação de populações...........

Se calhar chegava-se à conclusão que a linha do Tua custa menos do que as alternativas de sempre (meter o pessoal em taxis e autocarros e hipotecar uma oportunidade única de desenvolver a região por via do turismo)

Anónimo disse...

O engraçado desta história é que, como diz o James, no fundo está-se tudo a c... na linha do Tua. O Estado (Refer), feitas as contas, percebeu que aquilo é um buraco, e não quer mais prejuízos; o turismo do Estado, idem, aquilo só daria, e mal, aí uns 40 dias por ano. Os privados, esses nem querem cheirar o negócio, sabem bem que é ruinoso, senão já estavam nos tacos de partida. Então quem? Ah!
Depois aparecem os liricos, os que ouvem os passarinhos a piar coisinhas doces e amorosas, mas esses, curiosamente, são sempre os mais ordinários nos comentários e os mais saudosos dos métodos da pide. Resumindo, como nem Estado nem privados querem nada com aquilo, sugiro que os queridos façam uma colecta entre vós. Eu por mim não estou disposto a pagar mais disparates com o meu dinheiro, que é cada vez menos e cada vez mais meu!