13/05/10

Das medidas anunciadas a que achei mais justa de todas foi o aumento do IVA em 1% na Coca Cola

Eu não vi. Mandei desligar a coisa há mais de um ano. Mas mesmo que pudesse ver não via porque não me posso enervar. Contaram-me.
Estava o primeiro-ministro José Sócrates (não confundir com Passos Coelho) a apresentar as medidas necessárias para sairmos da crise, incluindo o aumento de 1% do IVA em todos os escalões do mesmo, quando aparece alguém que lhe pergunta se acha justo avançar assim com a artilharia pesada e fazer disparar o preço de bens essenciais, tipo água e pão.
Para quem não perceba a pergunta, esclareço que há já por aí muita malta a pão e água e não é de sementes nem do Luso.
Vai daí o primeiro-ministro José Sócrates (não confundir com Passos Coelho, e se insisto nisto é porque eu própria os confundo...), respondeu com aquela rapidez de raciocínio que lhe é própria (e que lhe tem permitido dizer uma coisa hoje e dizer outra logo amanhã, quando não uma de manhã e outra à tarde e tudo no mesmo dia...), que se o pão ia aumentar a Pepsi e a Coca Cola também.
Antes de mais, quero saudar o primeiro-ministro por ter referido as duas marcas rivais sem esquecer nenhuma, o que lhe teria ficado mal, tanto mais que acumula as suas funções no governo com as de secretário-geral de um partido pluralista.
Em seguida, queria dizer ao senhor primeiro-ministro que se, conhecida como é a sua costela europeísta de esquerda, posso perceber o gozo que lhe terá dado taxar, de uma vez só, duas bebidas americanas (passa a Coca Cola de 5%, ou seja, do mais baixo escalão do IVA, para 6%), por outro lado não entendo por que razão uma embalagem do europeíssimo Nestum (quem diz Nestum diz cereais, quem diz cereais diz pão…), taxada já em 20% (ou seja, o mais alto valor do escalão) passa a 21%. Porquê? O que é que o governo presidido por V.Exª pode ter contra a Nestum?
Eis uma pergunta que gostaria de ver respondida, sem com isto pretender pôr em causa a bondade das medidas anunciadas pelo senhor primeiro-ministro Passos Coelho, perdão José Sócrates (eu bem disse que os confundia).
Fusão celular observada aqui

8 comentários:

fallorca disse...

O título do teu anterior post foi permonitório.

Anónimo disse...

Nestum com mel tem muito açúcar. Nem por isso o ressabiamento é menor.
Já agora, quem eram os filhos de Mao e da coca-cola?
Adoçe-se pasteleira e acita este beijinho anónimo e sem aditivo.

Ana Cristina Leonardo disse...

ressabiamento?! nestum? mao? coca cola? ele há com cada maluco armado ao delicodoce.

Anónimo disse...

era aceite. Quanto ao resto, se me enganei na coca-cola, não me enganei no Mao.
E chamar maluco a um anónimo delicodoce é de pasteleira ressabiada.
A vida corre-lhe mal? Coma Nestum com muito, muito, mel!

Guidinha Pinto disse...

Temos uma coisa em comum. Não podermos enervar-nos. Diz muito bem.
Quanto ao cereal Néstum eu cá gosto mais de cerelaque e estão ambos caríssimos.
Eu cá entendi o nosso 1º. Quem não tem dinheiro, não tem vícios. Qual coca cola qual quê?! Bebam leitinho que faz melhor e há de origem nacional.
Bom fim de semana.

Ana Cristina Leonardo disse...

Anónimo delicodoce conforme os dias, como penso terá ficado claro no post, não me posso enervar Guidinha, também gosto de cerelac

A.Anónimo disse...

Cerelac e Nestum. Lembrei-me duma: pap'a papa... pap'a papa... senão o Papa dá tautau! (Agora já não dá, porque já se foi!). O Povo descomprimiu por quatro dias e na segunda-feira todos vão beber coca e pepsi para matar a ressaca. Abaixo a taxação à cerveja preta superbock e ao vinho do porto. Bom fim de semana, igualmente. (Ah... eu também não posso enervar-me!)

Anónimo disse...

E o papel higiénico que era taxado a 21% de IVA. Será que aumentou?

Irra! Cada vez que limpamos o rabo estamos a pagar ao Estado e bem que é coisa de luxo isto de limpar o rabo.