10/03/10

Uma Aventura em Beja, por Isabel Alçada

Ainda o mundo não se refez das trapalhadas do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, da Terra fora dos eixos e dos 44 terramotos dos últimos 3 meses, e eis que Isabel Alçada aterra em Beja e confunde ainda mais os portugueses, já de si bastante confundidos com as previsões dos Maias e as declarações na Comissão de Ética.
A nossa Enid Blyton, agora promovida a ministra da educação, confrontada com o facto de chover dentro de um pavilhão gimnodesportivo acabadinho de construir pela empresa Parque Escolar (o Tiago Mota Saraiva explica-vos melhor do que eu do que se trata) avançou uma explicação extraordinária.
Disse ela: Foi-me dito que o miniclima de Beja está relativamente diferente, graças ao Alqueva, que refrescou a cidade, e que tornou um pouco mais húmida esta zona.
Não faço ideia de quem lhe terá dito tal coisa. Não faço ideia do que seja um "miniclima". Mas concedo. Talvez esse facto conste das profecias Maias. Talvez seja até uma miniverdade científica. O que é que isso poderá ter que ver com um pavilhão meter água, ora aí está um mistério que nem lendo por masoquismo a série inteira uma aventura se conseguirá esclarecer.

7 comentários:

Pedro M. disse...

Cara ANL,

Pode parecer partida da Srºa Ministra mas os microclimas são um facto científico, não fruto da imaginação de extintas civilizações mesoamericanas.
Isto pode ir desde áreas desflorestadas de antiga floresta tropical que se transformaram em menos de uma década em áreas de seca até ao meu quintal, onde cultivo rosas junto a uma parede virada a nascente, para ter o solo mais fresco e com sol parcial mais gentil no Verão. A enorme escala do Alqueva é perfeitamente verosímil na alteração de alguns aspectos do microclima local.

Obviamente, como diz, que isto pouco tem a ver com a fragilidade construtiva de um qualquer pavilhão!

http://en.wikipedia.org/wiki/Microclimate

Anabela Magalhães disse...

Estes nossos (des)governantes são umas anedotas, não são?

Ana Cristina Leonardo disse...

Caro Pedro, eu sei o que é um microclima (mas obrigada na mesma). Nunca lhe tinha era ouvido chamar miniclima. Claro que isso não teria importância nenhuma se a referência não fizesse parte de uma explicação estapafúrdia face à qual só podemos rir para não chorar.

Anónimo disse...

Isabel Alçada para a Kirrin Island, já!

Anónimo disse...

Tu és fixe Ana Cristina, e o teu humor é fixe. A ministra é que não sei...se é assim tão fixe...

Sofia.

marta morais disse...

Se tornou beja numa zona um pouco mais húmida, então deve ser um nano-mini-micro-pequeno-e-médio clima

jaa disse...

Como em Beja chove (chovia?) pouco, se calhar o ministério mandou construir os pavilhões sem cobertura. Talvez até seja costume...

(Especulações de um beirão residindo no Porto que nunca pôs os pés num pavilhão alentejano.)