09/06/23

MEDITAÇÃO DE SEXTA: «DESLIGAMENTO»

«(...) Décadas a pregar a inteligência emocional – seja lá isso o que for –; elevação ao primeiro lugar do pódio da famigerada empatia – a palavra compaixão caída em desgraça sabe-se lá porquê –; milhares de talks e papers sobre liderança (leio, escrito por alguém que se identifica como Talent Manager: “Ser líder significa ser humano”, e logo me ocorre um impropério que uma esmerada educação me impede de partilhar…); linguagem cada vez mais açucarada – trabalhador/colaborador, patrão/investidor, despedir/flexibilizar, pobre/carenciado, etc., etc. – enquanto, ao mesmo tempo, o mundo se vai tornando cada vez mais competitivo, afunilado, vertiginoso.

2 comentários:

Navegante disse...

Cara ACL, sempre sempre a dar um mote para uma reflexão! E, colocar bem uma questão é tão importante como aprofundar e tirar conclusões. O Silvestre diz-nos mais que as “moscas do mercado”: Como disse o alemão: “Delas foge, meu amigo, para a solidão! Vejo-te ensurdecido pelo ruído dos grandes homens ...”. E, eu também ensurdecido por tanto ruído, fugi para a solidão, para longe do “Público”, de um jornalismo decadente, incomodado com as inúmeras moscas que são atraídas por uma certa merda supostamente progressista e “woke”, e que felizmente não poisavam nas crónicas da ACL. O que é fundamental, que faz pensar, não atrai a curiosidade das moscas. O Silvestre é só uma cena da tragédia humana, que ACL trouxe para um palco maior, onde alguns vêm melancolia, outros o malefício da técnica, mas ninguém viu a condição humana que todos partilhamos e que nos deveria pôr a pensar! ACL, vou continuar a visitar-te, agora na pastelaria - embora não coma pastéis - só para estar perto de alguém cuja inteligência aprecio.
“Navegante”

jose disse...

Eu do que me lembro acerca das autocríticas pareceu-me que a dita boaventurada era ainda um esboço de um esboço;então seria imediatamente rechaçada caso
Mao e a mulher fossem vivas.
Há quanto tempo isso foi.
Reflictamos,reflictamos ainda.