26/10/22

PUTUNISTAS INFILTRADOS NOS EUA? É PERGUNTAR AO PACHECO PEREIRA.

Contrariando a convicção de Pacheco Pereira — que provavelmente não sabem quem é   ("A guerra na Ucrânia não tem solução negociada"), trinta congressistas norte-americanos militantes do Partido Democrata instaram Biden a reforçar as iniciativas diplomáticas junto da Rússia de modo a evitar uma escalada bélica. 

ADENDA: Entretanto, Pramila Jayapal retractou-se, argumentando que não queria ser confundida com os Republicanos numa altura em que decorrem eleições nos EUA. O comunicado é um achado sobre o qual eu diria que pior a emenda que o soneto. Também me lembrou Groucho Marx: "Estes são os meus princípios. Se não gostarem tenho outros". 

NOTÍCIAS DO MANICÓMIO, PERDÃO DO ACORDO ORTOGRÁFICO

Após a tão celebrada unificação da língua trazida pelo AO, a Associação de Professores de Português — dirigida então pela temível Edviges que, qual Padeira de Aljubarrota, o defendeu à espadeirada, degolando sem temor tudo o que fosse consoante muda que lhe aparecesse à frente — veio agora aconselhar como quem não quer a coisa que se permitissem excepções ortográficas nos exames de português para não prejudicar os alunos brasileiros que escrevem com grafia diferente.

Siga!


DA LUTA DE CLASSES À FORTUNA DE RISHI SUNAK E REGRESSANDO A KARL KRAUS

A conversa sobre o quão rico é o mais recente primeiro-ministro britânico 

 Será dele a fortuna? Então, mas não é da mulher? Acho que é do sogro. Estarão eles casados em comunhão ou separação de bens? Talvez de adquiridos? São mais ricos do que a Rainha, perdão, Rei. Não m'acredito! E o que é que isso interessa? O que importa é que governe bem e etc. 

diz tudo do estado a que isto chegou. Ou do quanto se regrediu no pensamento.

'Tá bem que a luta de classes não seria o Eldorado da História, mas caramba! 

E de repente lembrei-me aquele aforismo notável de Karl Kraus sobre as teorias de Freud: "A teoria antiga negava a sexualidade dos adultos. A moderna diz que os bebés têm prazer sexual enquanto defecam. A antiga era melhor, ao menos podia ser contraditada pelas  partes envolvidas".


ESTÁ TUDO A CORRER TÃO BEM, Ó URSULA!

«Portugal pode não ter capacidade no sistema elétrico para responder às necessidades de consumo de eletricidade em 2023, alertou a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) – num cenário extremo (de procura elevada e restrições da oferta das fontes renováveis), o sistema elétrico pode ser obrigado a medidas excecionais. “Caso o sistema eletroprodutor não evolua mais para além da capacidade existente acrescida da capacidade em construção ou cuja construção se prevê iniciar até final de 2022, o sistema não será capaz de dar resposta às necessidades de consumo de eletricidade em 2023”, indicou a DGEG. (...)»

23/10/22

A ARTE OU A VIDA?

Desta vez parece que foi a sério, deram mesmo cabo de um Monet e a comunicação social fez logo questão de acrescentar os milhões em que estava avaliado o quadro.

Ora a questão não é quanto vale, ou valia, em vil metal "Les Meules".
A questão é a falsa dicotomia que estes putos imaginam entre a arte e a vida.

ADENDA: Leio no Guardian que o quadro estava protegido por um vidro.

A HISTÓRIA SEMPRE A PREGAR-NOS PARTIDAS

O espectáculo decadente a que se assiste na Grã-Bretanha fez-me lembrar aquela ideia falhada de que a revolução comunista seria vitoriosa na Alemanha, onde havia proletariado a montes, para acontecer afinal na Rússia, a abarrotar de camponeses que até há poucos anos não passavam de servos da gleba.

GUERRA NA UCRÂNIA: TUDO PREPARADO PARA O GRANDE FOGO DE ARTIFÍCIO NO NATAL?

«The U.S. Army's 101st Airborne Division has been deployed to Europe for the first time in almost 80 years amid soaring tension between Russia and the American-led NATO military alliance. The light infantry unit, nicknamed the "Screaming Eagles," is trained to deploy on any battlefield in the world within hours, ready to fight.

CBS News joined the division's Deputy Commander, Brigadier General John Lubas, and Colonel Edwin Matthaidess, Commander of the 2nd Brigade Combat Team, on a Black Hawk helicopter for the hour-long ride to the very edge of NATO territory — only around three miles from Romania's border with Ukraine. (...)»

CRISE ENERGÉTICA: MACRON CRITICA ESTADOS UNIDOS

O presidente francês sublinhou em Bruxelas que os preços a que os EUA vendem para a Europa são três a quatro vezes mais elevados do que os praticados no mercado interno americano. 

As exportações de gás natural dos Estados Unidos para França aumentaram 421% durante os primeiros oito meses deste ano. Quanto aos preços do GNL (gás natural liquefeito) aumentaram 1 094% apenas durante o mês de Agosto.

Eu não sou de intrigas, mas quem diz que a guerra não é um grande negócio foi decerto dispensado de ir à tropa.

22/10/22

CHINESICES

«[ex] President Hu Jintao was escorted out of the podium under the full glare of the media at the concluding session of the ruling Communist Party Congress.(...)»

ROUBAR PARA COMER

Não tenho dúvidas absolutamente nenhumas de que muitas pessoas estarão em risco de passar da pobreza para a miséria.

Mas as latas de atum com alarme anti-roubo levam-me a fazer uma pergunta: quanto custa colocar um alarme anti-roubo? Não só o preço do dispositivo em si, mas também o preço das horas de trabalho a colocá-los.
Dito isto, acrescento só que a realidade é por vezes tão desesperante que não vale a pena carregar no luto.

20/10/22

AINDA O JARDIM E A SELVA DO SANTO BORRELL...

Portanto, o homem afinal só defendeu que os jardineiros — que são os europeus que vivem no Jardim (Jardim=Europa) — deviam confraternizar mais com os selvagens — que é o nome que vem no dicionário para definir os habitantes da Selva (Selva=maioria do Mundo) — para ver se os selvagens não invadiam o Jardim e davam cabo dele.

Suponho que assim a modos que à imagem dos missionários que foram levar a Palavra de Cristo aos Infiéis. E que dizia a Palavra?
Que somos todos Irmãos. Naturalmente, a coisa só azedou quando se depararam com malta que não quis pertencer à Família.
Resumindo, para me manter no terreno da Teologia: de boas intenções está o Inferno cheio.

UMA MUSIQUINHA PARA A LIZ (Sabendo que é mal empregada...)


 

19/10/22

GUERRA NA UCRÂNIA: AO CONTRÁRIO DO QUE VI ANUNCIADO, ISRAEL NÃO FORNECERÁ ARMAS À UCRÂNIA

 A ajuda mantém-se a nível humanitário.

«Ukraine Officially Asks for Iron Dome, Other Defense Systems; Israel Says No (...)»

ELNAZ REKABI OU DA CORAGEM SEM ALARDE

Iraniana, participou de cabelos descobertos nos campeonatos de escalada asiáticos. O alarido espalhou-se pelo mundo, alguns temendo pelo que a esperaria no regresso à pátria. 

Já veio dizer que não foi intencional e que o hijab lhe caiu. Mostrar os cabelos terá sido um acidente, o que, seja o que for que tenha realmente acontecido, me lembrou um episódio passado com o descansado meu pai. 

Ex-preso político com direito a vista privilegiada para o mar revolto de Peniche, contou-me ele, anos passados do 25 de Abril, que um dia se cruzou com três Pides conhecidos que tomavam a bica ao balcão do café perto da nossa casa.

"E o pai, o que fez?", perguntei eu, jovem. 

E o meu pai: "O que fiz? Tomei a minha bica e vim-me embora sem pagar. Estou velho. Eles eram três. O que querias tu que fizesse?"




A DIPLOMACIA PELO CANO: DE BRENDA LEE A JOSEP BORRELL, I'M SORRY, I'M SORRY, I'M SORRY

Quando Brenda Lee gravou nos anos 60 do século passado o que viria a ser um hit da música country, mal imaginava ela que no século XXI a moda do I'm sorry chegasse tão longe.

«Josep Borrel pede desculpa, mas nega racismo. A declaração do representante  para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança da União Europeia surge depois de este se ter referido à "Europa" como um "jardim" e à maior parte do resto do mundo como uma "selva" que "poderia invadir o jardim" (...)»




18/10/22

NÃO TENHO COMO DIZER ISTO DE OUTRA FORMA: ESTA MULHER OU É PARVA OU É MENTIROSA OU AS DUAS COISAS

«“Quando Putin começou a usar o gás como arma de guerra, nós previmos que isso ia acontecer [a escassez]. Discutimos já há oito meses soluções, vimos que ia levar tempo a autonomizarmo-nos da necessidade do gás russo”, defende a presidente da CE. O processo de autonomização da UE em termos energéticos foi, por isso “muito mais acelerado”.

JOÃO CARLOS ESPADA, O BRASIL E O HUMOR INVOLUNTÁRIO


 

COMO NÃO AMAR CAMILO CASTELO BRANCO

 «Um asno com uma mitra entre as orelhas é uma santa besta»

15/10/22

EXPLIQUEM-ME A ESTRATÉGIA! EXPLIQUEM-ME A ESTRATÉGIA!

Ainda falam da incontinência verbal do Marcelo: em dois dias Joe Biden conseguiu insultar a Arábia Saudita e o Paquistão, este último classificado como «um dos países mais perigosos do mundo».

Eu sei que a diplomacia anda pela hora da morte, mas duvido que a estratégia do "orgulhosamente sós" venha a ter bons resultados (a não ser para Putin).
E daqui nada é Inverno.

13/10/22

LÁ VAI A AMNISTIA INTERNACIONAL LEVAR OUTRA VEZ POR OUSAR CRITICAR OS QUE ESTÃO 'DO LADO CERTO DA HISTÓRIA"

«“A Letónia, a Lituânia e a Polónia continuam a cometer graves abusos [dos direitos humanos], sob pretexto de estarem sob um ‘ataque híbrido’ da Bielorrússia”, critica a Amnistia Internacional.(...)»

HAJA TINO E QUE VENHA DE UMA MULHER DEIXA-ME ESPECIALMENTE CONTENTE

Para me envergonhar de tanto sentimentalismo à la Corin Tellado já basta a tolinha da Ursula...

«(...) “Não estou arrependida. Agimos de acordo com o tempo que vivíamos. Nessa altura, era claro que haveria uma alteração de todo o abastecimento energético. Estávamos a abandonar a energia nuclear e queríamos abandonar a energia de carvão. E, para isso, precisávamos do gás russo (...)

Por uma opção constitucional, determinámos que a Alemanha deveria chegar à neutralidade climática em 2040. Para conseguir esse objetivo, era indispensável recorrer ao gás asiático. (...) “Desde a Guerra Fria, a Rússia era um fornecedor confiável de energia”. (...)»

HÁ QUEM SEJA ACUSADO DE PUTINISTA, MADONNA É ACUSADA DE QUEERBAITING: ELA QUE NÃO SE QUEIXE, PODIA SER PIOR

 


GUERRA NA UCRÂNIA: MACRON BEM TENTA!

Sou insuspeita, porque se fosse francesa nunca votaria em Macron, a encarnação exacta do francês snob  insuportável que se passeia em Versalhes.

Mas estou curiosa com as reacções daqueles que ainda há pouco o colocavam nos píncaros, face às suas declarações de que a França nunca usaria o nuclear para responder a um ataque desse tipo em território ucraniano: «Our doctrine rests on the fundamental interests of the nation. They are defined clearly and wouldn’t be directly affected at all if, for example, there was a ballistic nuclear attack in Ukraine, in the region (...)»

Já estou a vê-lo passar de bestial a besta como fizeram à Merkel. 


ONU APROVA RESOLUÇÃO CONTRA ANEXAÇÃO RUSSA DE TERRITÓRIOS UCRANIANOS



JÁ NÃO HÁ PIQUENIQUE SUR L'HERBE

Cancelado o desfile dos pobrezinhos, restaria agora avançar com medidas que cancelassem a miséria.

E com tanto dinheiro que tem sido gasto em armamento, nem seria preciso telefonar ao Elon Musk para ele passar o cheque.

12/10/22

QUANDO É QUE CHEGAM MESMO OS MARCIANOS?

 



VENDER QUE PUTIN ESTÁ ISOLADO DO MUNDO E O MUNDO SOMOS NÓS TEM SERVIDO PARA QUÊ? (Da Série: Expliquem-me a Estratégia)

O presidente russo terá aceitado o convite da Tailândia para participar em Novembro na reunião da APEC (Cooperação Económica Ásia-Pacífico). 

ISTO ESTÁ A SER UM SUCESSO!

Humilharam-se, Biden e Macron, e envergonharam-nos (pelo menos a mim, envergonharam-me), apertando a mão ao mandante do assassínio e esquartejamento do corpo do jornalista Jamal Khashoggi.

Tudo em nome do petróleo que, neste caso, os direitos humanos ficavam para mais tarde e o Biden até foi bestialmente corajoso quando foi há umas semanas numa excursão à Arábia Saudita e olhou o Princípe nos olhos e lhe disse: "Olha, Mohammed, tenho-te a dizer não gostei nada que tivesses mandado cortar o Jamal aos bocadinhos!"

LAURINDA ALVES E A MARCHA DOS POBREZINHOS: OXALÁ NÃO CHOVA!

Dia 17 é o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Haverá uma marcha e um piquenique em Lisboa destinado às "pessoas de maior vulnerabilidade social". 

Laurinda Alves levará uns bolos e Marcelo Rebelo de Sousa que (dizem) estará presente, levará os salgados. O vinho fica naturalmente por conta dos participantes. 

Volta Buñuel, estás perdoado!



08/10/22

SUGESTÃO PARA O FIM-DE-SEMANA

E sim, estou ciente de que nos dias que correm o Kubrick tem menos público que o Milhazes; afinal, a decadência não nasce das ervas...



ELON MUSK E A GUERRA NA UCRÂNIA

Quando até um doido como o Elon Musk tem uma proposta sensata para o fim da guerra na Ucrânia, percebe-se, pela continuação da guerra, que o problema do mundo não são decididamente os doidos.

06/10/22

APELO DE ZELENSKY À NATO PARA QUE USE PREVENTIVAMENTE ARMAS NUCLEARES: ENTRETANTO CHAMEM O PETER SELLERS PARA CARREGAR NO BOTÃO


«Eliminate the possibility of Russia using nuclear weapons. (...) we need pre-emptive strikes, so that they'll kwon what will hapen to them if they use nukes, and not in return» (25:40)

É O MELHOR DOS MUNDO POSSÍVEIS: ANTES DE MELHORAR, VAI PIORAR, DIZ O FMI

Pessoalmente, temo que seja mais como diz aquele ditado: se não morrer da doença, morre da cura. 

Também me lembrou aquela frase do Coluche: «Françaises, français, cette année c'était très bien, l'anné prochaine ce sera pire»

«A directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) disse esta quinta-feira que a situação económica mundial, potenciada pelo aumento da inflação “ainda vai piorar antes de melhorar”, reconhecendo que a invasão da Ucrânia deitou por terra as previsões da entidade. (...)»

QUANTO OS MANDANTES DE UM ASSASSÍNIO SÃO NOSSOS AMIGOS...

A notícia veio do New York Times, como se sabe um órgão de informação do mais putinista que existe. Para quem não tem acesso, um resumo na ainda muito mais suspeita Aljazeera.

«Serviços Secretos dos EUA dizem que ucranianos estão por trás do assassínio de Darya Dugina»

E já estou a ver os defensores do Bem a encolherem os ombros ou simplesmente a ignorarem a realidade.  

DE EÇA DE QUEIRÓS A URSULA VON DER LEYEN OU VICE-VERSA: E AINDA DIZEM QUE A LITERATURA NÃO SERVE PARA NADA

Em entrevista, a nossa Ursula repete que vamos no futuro ficar mais verdes e no presente que, se regularmos os valores do ar condicionado em dois graus, estamos safos (desta vez não referiu aquela coisa de trocarmos de electrodomésticos...). 

Com a proximidade do Inverno, tempera no entanto o optimismo. O título da entrevista é elucidativo: 

«UE pode enfrentar “situação difícil” no abastecimento de energia no Inverno»

Estava então a ler a nossa querida líder, quando me lembrei do Eça: C'est très grave!  C'est excessivement gravePartilho de «Os Maias»

«Chegara ao fim da rua do Alecrim quando viu o conde de Steinbroken que se dirigia ao Aterro, a pé, seguido da sua vitória a passo. Era a segunda vez que o diplomata fazia exercício depois do seu desgraçado ataque de entranhas. Mas não tinha já vestígios da doença: vinha todo rosado e loiro, muito sólido na sua sobrecasaca, e com uma bela rosa de chá na botoeira. Declarou mesmo a Carlos que estava «mais forrte». E não lamentava os sofrimentos, porque eles lhe tinham dado o meio de apreciar as simpatias que gozava em Lisboa.
Estava enternecido. Sobretudo o cuidado de S. M.  o augusto cuidado de S. M.  fizera-lhe melhor que «todos os drogues de boutique»! Realmente nunca as relações entre esses dois países, tão estreitamente aliados, Portugal e Finlândia, tinham sido «màs firmes, pur assi dizerre màs intimes, que durrante seu ataque de intestinais»!

Depois, travando do braço a Carlos, aludiu comovido ao oferecimento de Afonso da Maia, que pusera à sua disposição Sta. Olávia, para ele se restabelecer nesses ares fortes e limpos do Douro. Oh esse convite tocara-o au plus profond de son coeur. Mas, infelizmente, Sta. Olávia era longe, tão longe!... Tinha de se contentar com Sintra, de onde podia vir todas as semanas, uma, duas vezes, vigiar a Legação. C'était enuyeux, mais... A Europa estava num desses momentos de crise, em que homens de estado, diplomatas, não podiam afastar-se, gozar as menores férias. Precisavam estar ali, na brecha, observando, informando...

 C'est très grave, murmurou ele, parando, com um pavor vago no olhar azulado... C'est excessivement grave! (...)»

GUERRA NA UCRÂNIA: A ACREDITAR NAS NOTÍCIAS A QUE TEMOS DIREITO, O MAIS TARDAR NO NATAL ISTO ESTÁ DESPACHADO

«A Rússia é quem mais armas fornece à Ucrânia. Tropas fogem e deixam tudo para trás»

Ou como diria José Sócrates depois de estudar em Paris: É a débâcle!

COMO É QUE UMA LERDA DESTE CALIBRE CHEGA A PRIMEIRA-MINISTRA?


 

04/10/22

VANTAGENS DAS POLÍTICAS DO GÉNERO E NÃO INVENTO

Dois amigos homossexuais garantiram-me há dias que as alíneas classificativas dos diversos géneros e sub-géneros que temos disponíveis em cardápio se mostram particularmente úteis quando se sai à noite e se precisa de ir à casa de banho.

Estando a dos homens muito suja (coisa habitual), basta declarar que se é não binário, vai-se à das senhoras e nem é preciso comprovativo.

Um deles, tendo recorrido ao expediente, deu mesmo conta que, embora involuntariamente, havia provocado uma pequena revolta na Bounty (nome imaginário do bar onde teve lugar a ocorrência).

Feitas as necessidades e lavadas as mãos, quando saiu para o corredor deparou-se com uma cena exdrúxula: uma multidão de gente praticamente à estalada e vozes a gritar: Sou não binário! Sou não binário! Também eu! Também eu!

Afinal, a revolução, como é da História, pode vir de onde menos se espera.

SOBRE O PEDIDO DE INDEMNIZAÇÃO DA POLÓNIA À ALEMANHA NO VALOR DE 1,3 BILIÕES DE EUROS...

A primeira vez que vi «Shoah», o longo documentário do descansado do Claude Lanzmann sobre o extermínio dos judeus na Europa, fez-me espécie a irritação que ele, judeu, mal escondia quando falava com simples polacos, em contraponto aos nervos de aço que mostrava quando dialogava com alemães, incluindo nazis que haviam ocupado postos de alguma importância no Partido Nacional-Socialista.

Na altura supus que ia se poderia dever ao facto de Lanzmann falar fluentemente alemão e precisar de uma tradutora para polaco. Mas isso foi antes de eu própria ter estado na Polónia...
Era só.

03/10/22

PROTESTOS NO IRÃO: GOVERNO ACUSA OS EUA E ISRAEL (Ó Khamenei, pá, não abuses!)

Diz o mestre de cerimónias do Irão que as manifestações de protesto contra a repressão das mulheres são organizadas por inimigos estrangeiros do país. Não me custa a crer que haja ajudas, mas, olha, ainda bem.


Já eu o que não acho mesmo natural é as mulheres serem obrigadas a cobrir os cabelos porque os homens não sabem manter a pilinha dentro das cuecas.

02/10/22

ELEIÇÕES NO BRASIL

E em verdade vos digo, ganhe o Lula ou o Bolsonaro, é para o lado que o Putin dorme melhor. Essa é que é essa.