30/10/22
28/10/22
E O GRANDE PRÉMIO DO EUFEMISMO VAI PARA A SUECA YLVA JOHANSSON (Comissária Europeia para os Assuntos Internos)
«Of course, I trust the Ukrainian military they are really using the weapons in the right way but we also know that war is a disaster for people, but it's an opportunity for criminals, and we have to be prepared for that», diz ela a propósito da carrada de armamento que andará à solta por essa Europa fora...
27/10/22
EUROPA, SÉCULO XXI: ANDAM FAUNOS, PERDÃO, LADRÕES DE LENHA PELOS BOSQUES
Nós por cá, além de menos frio, teremos sempre o Aquilino...
26/10/22
PUTUNISTAS INFILTRADOS NOS EUA? É PERGUNTAR AO PACHECO PEREIRA.
Contrariando a convicção de Pacheco Pereira — que provavelmente não sabem quem é — ("A guerra na Ucrânia não tem solução negociada"), trinta congressistas norte-americanos militantes do Partido Democrata instaram Biden a reforçar as iniciativas diplomáticas junto da Rússia de modo a evitar uma escalada bélica.
ADENDA: Entretanto, Pramila Jayapal retractou-se, argumentando que não queria ser confundida com os Republicanos numa altura em que decorrem eleições nos EUA. O comunicado é um achado sobre o qual eu diria que pior a emenda que o soneto. Também me lembrou Groucho Marx: "Estes são os meus princípios. Se não gostarem tenho outros".
NOTÍCIAS DO MANICÓMIO, PERDÃO DO ACORDO ORTOGRÁFICO
Após a tão celebrada unificação da língua trazida pelo AO, a Associação de Professores de Português — dirigida então pela temível Edviges que, qual Padeira de Aljubarrota, o defendeu à espadeirada, degolando sem temor tudo o que fosse consoante muda que lhe aparecesse à frente — veio agora aconselhar como quem não quer a coisa que se permitissem excepções ortográficas nos exames de português para não prejudicar os alunos brasileiros que escrevem com grafia diferente.
Siga!
DA LUTA DE CLASSES À FORTUNA DE RISHI SUNAK E REGRESSANDO A KARL KRAUS
A conversa sobre o quão rico é o mais recente primeiro-ministro britânico
— Será dele a fortuna? Então, mas não é da mulher? Acho que é do sogro. Estarão eles casados em comunhão ou separação de bens? Talvez de adquiridos? São mais ricos do que a Rainha, perdão, Rei. Não m'acredito! E o que é que isso interessa? O que importa é que governe bem e etc. —
diz tudo do estado a que isto chegou. Ou do quanto se regrediu no pensamento.
'Tá bem que a luta de classes não seria o Eldorado da História, mas caramba!
E de repente lembrei-me aquele aforismo notável de Karl Kraus sobre as teorias de Freud: "A teoria antiga negava a sexualidade dos adultos. A moderna diz que os bebés têm prazer sexual enquanto defecam. A antiga era melhor, ao menos podia ser contraditada pelas partes envolvidas".
23/10/22
A ARTE OU A VIDA?
A HISTÓRIA SEMPRE A PREGAR-NOS PARTIDAS
O espectáculo decadente a que se assiste na Grã-Bretanha fez-me lembrar aquela ideia falhada de que a revolução comunista seria vitoriosa na Alemanha, onde havia proletariado a montes, para acontecer afinal na Rússia, a abarrotar de camponeses que até há poucos anos não passavam de servos da gleba.
CRISE ENERGÉTICA: MACRON CRITICA ESTADOS UNIDOS
Eu não sou de intrigas, mas quem diz que a guerra não é um grande negócio foi decerto dispensado de ir à tropa.
22/10/22
ROUBAR PARA COMER
Não tenho dúvidas absolutamente nenhumas de que muitas pessoas estarão em risco de passar da pobreza para a miséria.
20/10/22
AINDA O JARDIM E A SELVA DO SANTO BORRELL...
Portanto, o homem afinal só defendeu que os jardineiros — que são os europeus que vivem no Jardim (Jardim=Europa) — deviam confraternizar mais com os selvagens — que é o nome que vem no dicionário para definir os habitantes da Selva (Selva=maioria do Mundo) — para ver se os selvagens não invadiam o Jardim e davam cabo dele.
19/10/22
ELNAZ REKABI OU DA CORAGEM SEM ALARDE
Iraniana, participou de cabelos descobertos nos campeonatos de escalada asiáticos. O alarido espalhou-se pelo mundo, alguns temendo pelo que a esperaria no regresso à pátria.
Já veio dizer que não foi intencional e que o hijab lhe caiu. Mostrar os cabelos terá sido um acidente, o que, seja o que for que tenha realmente acontecido, me lembrou um episódio passado com o descansado meu pai.
Ex-preso político com direito a vista privilegiada para o mar revolto de Peniche, contou-me ele, anos passados do 25 de Abril, que um dia se cruzou com três Pides conhecidos que tomavam a bica ao balcão do café perto da nossa casa.
"E o pai, o que fez?", perguntei eu, jovem.
E o meu pai: "O que fiz? Tomei a minha bica e vim-me embora sem pagar. Estou velho. Eles eram três. O que querias tu que fizesse?"
A DIPLOMACIA PELO CANO: DE BRENDA LEE A JOSEP BORRELL, I'M SORRY, I'M SORRY, I'M SORRY
Quando Brenda Lee gravou nos anos 60 do século passado o que viria a ser um hit da música country, mal imaginava ela que no século XXI a moda do I'm sorry chegasse tão longe.
18/10/22
15/10/22
EXPLIQUEM-ME A ESTRATÉGIA! EXPLIQUEM-ME A ESTRATÉGIA!
Ainda falam da incontinência verbal do Marcelo: em dois dias Joe Biden conseguiu insultar a Arábia Saudita e o Paquistão, este último classificado como «um dos países mais perigosos do mundo».
13/10/22
HAJA TINO E QUE VENHA DE UMA MULHER DEIXA-ME ESPECIALMENTE CONTENTE
Para me envergonhar de tanto sentimentalismo à la Corin Tellado já basta a tolinha da Ursula...
GUERRA NA UCRÂNIA: MACRON BEM TENTA!
Sou insuspeita, porque se fosse francesa nunca votaria em Macron, a encarnação exacta do francês snob insuportável que se passeia em Versalhes.
Mas estou curiosa com as reacções daqueles que ainda há pouco o colocavam nos píncaros, face às suas declarações de que a França nunca usaria o nuclear para responder a um ataque desse tipo em território ucraniano: «Our doctrine rests on the fundamental interests of the nation. They are defined clearly and wouldn’t be directly affected at all if, for example, there was a ballistic nuclear attack in Ukraine, in the region (...)»
Já estou a vê-lo passar de bestial a besta como fizeram à Merkel.
JÁ NÃO HÁ PIQUENIQUE SUR L'HERBE
Cancelado o desfile dos pobrezinhos, restaria agora avançar com medidas que cancelassem a miséria.
E com tanto dinheiro que tem sido gasto em armamento, nem seria preciso telefonar ao Elon Musk para ele passar o cheque.
12/10/22
ISTO ESTÁ A SER UM SUCESSO!
Humilharam-se, Biden e Macron, e envergonharam-nos (pelo menos a mim, envergonharam-me), apertando a mão ao mandante do assassínio e esquartejamento do corpo do jornalista Jamal Khashoggi.
LAURINDA ALVES E A MARCHA DOS POBREZINHOS: OXALÁ NÃO CHOVA!
Laurinda Alves levará uns bolos e Marcelo Rebelo de Sousa que (dizem) estará presente, levará os salgados. O vinho fica naturalmente por conta dos participantes.
Volta Buñuel, estás perdoado!
11/10/22
ESTE ANO O NATAL JUNTA-SE À PÁSCOA: NASCIMENTO E MORTE E A RESSURREIÇÃO LOGO SE VÊ
E já vejo malta a salivar pelas filhoses...
O PRÉMIO NOBEL DA PAZ E OS SINAIS QUE CHEGAM DA UCRÂNIA
O prémio Nobel da Paz foi atribuído à luta pelos direitos humanos. Foi parar à Ucrânia, à Rússia e à Bielorrúsia.
O assessor de Zelensky, Mykhailo Podolyak, não gostou e escreveu no Twitter que achava mal que russos e bielorussos partilhassem com o país dele a atribuição.
Como não me canso de repetir, quando isto tudo acabar, vai ser um reforço da democracia e pêras.
09/10/22
EXTREMA-DIREITA ALEMÃ MANIFESTA-SE NO CORAÇÃO DE BERLIM
Com a Alemanha em recessão e a crise energética a fazer prever um Inverno de má memória, o partido AfD (Alternativa para a Alemanha), que sofreu um rombo eleitoral significativo nas últimas eleições, trouxe para as ruas de Berlim milhares de alemães que se manifestaram contra as sanções a Moscovo e as políticas económicas do governo de Olaf Scholz.
Quando isto tudo acabar, vamos assistir a um reforço da democracia mundial e pêras!
08/10/22
SUGESTÃO PARA O FIM-DE-SEMANA
E sim, estou ciente de que nos dias que correm o Kubrick tem menos público que o Milhazes; afinal, a decadência não nasce das ervas...
ELON MUSK E A GUERRA NA UCRÂNIA
Quando até um doido como o Elon Musk tem uma proposta sensata para o fim da guerra na Ucrânia, percebe-se, pela continuação da guerra, que o problema do mundo não são decididamente os doidos.
06/10/22
APELO DE ZELENSKY À NATO PARA QUE USE PREVENTIVAMENTE ARMAS NUCLEARES: ENTRETANTO CHAMEM O PETER SELLERS PARA CARREGAR NO BOTÃO
É O MELHOR DOS MUNDO POSSÍVEIS: ANTES DE MELHORAR, VAI PIORAR, DIZ O FMI
Pessoalmente, temo que seja mais como diz aquele ditado: se não morrer da doença, morre da cura.
Também me lembrou aquela frase do Coluche: «Françaises, français, cette année c'était très bien, l'anné prochaine ce sera pire»
QUANTO OS MANDANTES DE UM ASSASSÍNIO SÃO NOSSOS AMIGOS...
A notícia veio do New York Times, como se sabe um órgão de informação do mais putinista que existe. Para quem não tem acesso, um resumo na ainda muito mais suspeita Aljazeera.
«Serviços Secretos dos EUA dizem que ucranianos estão por trás do assassínio de Darya Dugina»
E já estou a ver os defensores do Bem a encolherem os ombros ou simplesmente a ignorarem a realidade.
DE EÇA DE QUEIRÓS A URSULA VON DER LEYEN OU VICE-VERSA: E AINDA DIZEM QUE A LITERATURA NÃO SERVE PARA NADA
Em entrevista, a nossa Ursula repete que vamos no futuro ficar mais verdes e no presente que, se regularmos os valores do ar condicionado em dois graus, estamos safos (desta vez não referiu aquela coisa de trocarmos de electrodomésticos...).
Com a proximidade do Inverno, tempera no entanto o optimismo. O título da entrevista é elucidativo:
«UE pode enfrentar “situação difícil” no abastecimento de energia no Inverno»
Depois, travando do braço a Carlos, aludiu comovido ao oferecimento de Afonso da Maia, que pusera à sua disposição Sta. Olávia, para ele se restabelecer nesses ares fortes e limpos do Douro. Oh esse convite tocara-o au plus profond de son coeur. Mas, infelizmente, Sta. Olávia era longe, tão longe!... Tinha de se contentar com Sintra, de onde podia vir todas as semanas, uma, duas vezes, vigiar a Legação. C'était enuyeux, mais... A Europa estava num desses momentos de crise, em que homens de estado, diplomatas, não podiam afastar-se, gozar as menores férias. Precisavam estar ali, na brecha, observando, informando...
— C'est très grave, murmurou ele, parando, com um pavor vago no olhar azulado... C'est excessivement grave! (...)»
GUERRA NA UCRÂNIA: A ACREDITAR NAS NOTÍCIAS A QUE TEMOS DIREITO, O MAIS TARDAR NO NATAL ISTO ESTÁ DESPACHADO
«A Rússia é quem mais armas fornece à Ucrânia. Tropas fogem e deixam tudo para trás»
Ou como diria José Sócrates depois de estudar em Paris: É a débâcle!
05/10/22
04/10/22
VANTAGENS DAS POLÍTICAS DO GÉNERO E NÃO INVENTO
Dois amigos homossexuais garantiram-me há dias que as alíneas classificativas dos diversos géneros e sub-géneros que temos disponíveis em cardápio se mostram particularmente úteis quando se sai à noite e se precisa de ir à casa de banho.
SOBRE O PEDIDO DE INDEMNIZAÇÃO DA POLÓNIA À ALEMANHA NO VALOR DE 1,3 BILIÕES DE EUROS...
A primeira vez que vi «Shoah», o longo documentário do descansado do Claude Lanzmann sobre o extermínio dos judeus na Europa, fez-me espécie a irritação que ele, judeu, mal escondia quando falava com simples polacos, em contraponto aos nervos de aço que mostrava quando dialogava com alemães, incluindo nazis que haviam ocupado postos de alguma importância no Partido Nacional-Socialista.
03/10/22
PROTESTOS NO IRÃO: GOVERNO ACUSA OS EUA E ISRAEL (Ó Khamenei, pá, não abuses!)
02/10/22
ELEIÇÕES NO BRASIL
E em verdade vos digo, ganhe o Lula ou o Bolsonaro, é para o lado que o Putin dorme melhor. Essa é que é essa.
EM REDE
- 2 dedos de conversa
- A balada do café triste
- A causa foi modificada
- A cidade das mulheres
- A curva da estrada
- A dança da solidão
- A rendição da luz
- A revolta
- A terceira via
- A única real tradição viva
- Abrasivo
- Agricabaz
- Agua lisa
- Albergue espanhol
- Ali_se
- Amor e outros desastres
- Anabela Magalhães
- Anjo inútil
- Antologia do esquecimento
- Arrastão
- As escolhas do beijokense
- As folhas ardem
- Aspirina B
- ayapaexpress
- Azeite e Azia
- Bibliotecário de Babel
- Bidão vil
- Blogtailors
- Casario do ginjal
- Centurião
- Church of the flying spaghetti monster
- Ciberescritas
- Cidades escritas
- Cinco sentidos ou mais
- Claustrofobias
- Coisas de tia
- Complicadíssima teia
- Contradição Social
- Dazwischenland
- De olhos bem fechados
- Dias Felizes
- Do Portugal profundo
- Duelo ao Sol
- e-konoklasta
- e.r.g..d.t.o.r.k...
- Enrique Vila-Matas
- Escola lusitânia feminina
- Fragmentos de Apocalipse
- Governo Sombra
- Helena Barbas
- If Charlie Parker was a gunslinger
- Illuminatuslex
- Incursões
- Instante fatal
- Intriga internacional
- João Tordo
- Jugular
- Klepsydra
- Last Breath
- Ler
- Les vacances de Hegel
- Letteri café
- LInha de Sombra
- Mãe de dois
- Mais actual
- Malefícios da felicidade
- Manual de maus costumes
- Metafísica do esquecimento
- Mulher comestível
- Nascidos do Mar
- Non stick plans
- O Declínio da Escola
- O escafandro
- O funcionário cansado
- O jardim e a casa
- O perfil da casa o canto das cigarras
- Obviario
- Orgia literária
- Paperback cell
- Parece mal
- Pedro Pedro
- Porta Livros
- Pratinho de couratos
- Raposas a Sul
- Reporter à solta
- Rui tavares
- S/a pálpebra da página
- Se numa rua estreita um poema
- Segunda língua
- Sem-se-ver
- Sete vidas como os gatos
- Shakira Kurosawa
- Sorumbático
- Texto-al
- The catscats
- There's only 1 Alice
- Tola
- Trabalhos e dias
- Um dia... mais dias
- Um grande hotel
- We have kaos in the garden