08/07/22

O EX-RABINO DE MOSCOVO E A GUERRA NA UCRÂNIA

Desavisadas de que judeus há muitos e até mesmo que não há como um grupo de judeus para a coisa acabar aos gritos, mesmo sem haver motivo, pelo menos que se note, como bem faz prova a anedota judaica que se segue:

Dois judeus russos encontram-se numa estação de comboios.
 Vais para onde?, pergunta um.
 Vou para Nijni-Novgorod.
O outro fica calado por uns segundos e depois, furioso, vocifera:
 Mas que raio! Se me dizes que vais para Nijni-Novgorod, é porque queres que eu pense que vais para Odessa; e se queres que eu pense que vais para Odessa, é porque vais mesmo para Nijni-Novgorod. Mas sendo assim, porque mentes?

têm algumas pessoas referido o caso de Zelensky ser judeu como argumento probatório da inexistência de grupos nazis infiltrados no exército e no Estado ucranianos, assobiando para o alto de cada vez que um negacionista encartado como o embaixador ucraniano em Berlim, Andriy Melnyk, abre a boca, ou ignorando pura e simplesmente a posição de Israel sobre a guerra, país que se têm limitado a enviar ajuda humanitária, mas negando o fornecimento de armas. 
O mais recente estandarte da resistência a Putin é o ex-rabino de Moscovo Pinchas Goldschmidt que nos é apresentado como exemplo.

Ora o que é que fez Pinchas Goldschmidt? Contrário à invasão da Ucrânia  o que só lhe fica bem — pirou-se do país poucas semanas após o exército russo ter entrado pelo país vizinho adentro, a pretexto de ir visitar o pai doente. Pretexto mais do que aceitável. Reeleito rabino o mês passado, informa que não pode voltar à Rússia porque poria a comunidade judaica moscovita em perigo. Importa-se de repetir?! A comunidade?!
E é isto alguém que mereça ser citado?!
É que tudo a necessitar tanto de heróis, ao que parece, havia que pôr os olhos no director do orfanato do Gueto de Varsóvia, Janusz Korczak, que embarcou com as crianças no comboio para Treblinka onde acabou morto na câmara de gás  ele e as crianças.
Mas isso era no tempo em que ser herói era ser um herói morto. Hoje para herói, o que vier à rede é peixe. 
E isto era só porque há coisas coisas que me irritam muito. 


Sem comentários: