11/02/13

O grito do Ipiranga


Tudo começou, quase que aposto, naquela 2ª-feira, 6 de Fevereiro, em que Passos Coelho nos aconselhou a ser “menos piegas”. Era 2012 e o inesperadamente revelado Santo de Massamá, nórdico e “invulgar”, praticamente um Caco Antibes como diria Falabella, afinado de voz e alto de ossatura, governava. 
A “tecnicidade” chegara-lhe com Gaspar e o registo vocal engrossara ao serviço da pátria, adequando-se agora às medidas de austeridade que saltavam das cartolas ministeriais. O “rapaz bonito” que disputara taco a taco com Portas a benquerença das peixeiras transformara-se num homem feito, chefe obstinado a quem começava a cair o cabelo. Os sorrisos rasgados e a irmandade universal na crise davam lugar à contração dos músculos e a um português técnico de sintaxe duvidosa. 
“Não sejam piegas!” foi o grito do Ipiranga. A direita, que recua às mocas de Rio Maior e às farmes coloniais, quando não aos tempos em que o Barreiro era mortal para os asmáticos (representada agora pelos seus iglantónicos descendentes, moços que, uns mais garbosos do que outros, na “busca do conhecimento permanente” haviam descoberto o caminho para a Professor Gomes Teixeira), contextualizou a coisa. 
Se bem se lembram, após a pieguice veio a “Nini” a 7 de Setembro, e, já no Natal, a frase de recorte camoniano, “Muitas famílias não tiveram na Consoada os pratos que se habituaram”. 
Três marcos arredondados do pensamento do primeiro-ministro, guardados o “desemprego como oportunidade” e a “emigração como aventura”, o todo alicerçado numa visão bolchevique do “homem novo”, temerário e visionário, capaz, por exemplo, de prever que o país se vai encher de pistas de aviação, tal como o Infante de Sagres soube prever a expansão marítima (cont.)

5 comentários:

Q disse...

Excelente.
O "(cont.)" é uma promessa?

Ana Cristina Leonardo disse...

É uma ameaça
:)

Q disse...

É uma ameaça, para alguns.
Para mim será, tenho a certeza, um prazer.
Pronto. Esgotei a minha simpatia para este ano.

Ana Cristina Leonardo disse...

:)

Eu-Cigs.com disse...

Very impressive, thank you for posting!