16/12/12

O mundo não é perfeito


Parafraseando o humorista norte-americano Lewis Black: in my lifetime, we’ve gone from Isabel do Carmo, membro das Brigadas Revolucionárias, to Isabel do Carmo, médica endocrinologista. E we’ve gone from Isabel do Carmo, médica endocrinologista, to Isabel Jonet, nutricionista ao serviço da governação. 
Declaração de interesses: nunca recusei contribuir para o Banco Alimentar. 
Dito isto, permito-me citar duas pessoas. Uma é o bispo brasileiro Hélder Câmara: “Quando alimentei os pobres chamaram-me santo, mas quando perguntei por que há gente pobre chamaram-me comunista.”; a outra é Eduardo Galeano, escritor uruguaio que teve a sua boa quota de exílios: “Eu não acredito em caridade. Eu acredito em solidariedade. Caridade é tão vertical: vai de cima para baixo. Solidariedade é horizontal”. 
Tudo isto devia ser inútil, 51 anos depois de Buñuel ter realizado “Viridiana”, mas, e para retomar Lewis Black, considerada a progressão de políticos… qualquer dia estamos a votar nas plantas… 
Isabel Jonet não faz política profissional, é tão-só uma profissional. Uma profissional da caridade com opiniões fortes. 
Opina, por exemplo, sobre os gregos: “adoram discutir, dificilmente conseguem chegar a uma solução. Gostam tanto de debater e discutir que para eles a tomada de decisões é mais difícil que para outros povos, como os alemães, que são mais práticos e cumprem as decisões, mesmo que sejam incorrectas. Os gregos não, põem tudo em causa… E é muito difícil governar assim”. 
Podemos deduzir, então, sem risco de deturpar as suas palavras, que Isabel Jonet se veria grega se tivesse de governar a Grécia, ao invés da Alemanha onde a coisa seria fácil com um único senão: não foram os alemães que inventaram a democracia. 

7 comentários:

André disse...

A Democracia é o grande «senão» das Isabéis Jonets deste mundo...

Cristina Torrão disse...

Bem, se a opinião dela sobre os gregos é preconceituosa, também o é em relação aos alemães. Ou quando ela fala sobre os alemães já tem razão?

fallorca disse...

Ó corta relvas, posso comentar ou mandas rapar-me a guedelha?

Ana Cristina Leonardo disse...

Nunca! Fallorca sem guedelha mão seria Fallorca :)

Ana Cristina Leonardo disse...

Cristina Torrão, a Jonet qd abre a boca diz disparates.

fallorca disse...

Não é só o PIDE do relvado...
Topa este na caixa de comentários da «faz-me rir do (sub)mundo editorial» http://horasextraordinarias.blogs.sapo.pt/:

O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Ana Cristina Leonardo disse...

IPs, IDs... Qq dia temos de mudar de olhos como no Blade Runner.