30/10/11

A book a day keeps the doctor away: "Um Mundo Iluminado", Hubert Dreyfus e Sean Dorrance Kelly

Escreveu Susan Neiman em O Mal no Pensamento Moderno que “lamentar a perda absoluta de referências para julgar o certo e o errado devia ser supérfluo um século depois de Nietzsche”. E acrescentou a filósofa norte-americana no mesmo ensaio: “(…) Pode não haver um princípio geral que prove que a tortura e o genocídio são condenáveis, mas isso não nos impede de os considerarmos casos paradigmáticos de mal”.
O livro não se resume ao optimismo que se poderá ler nestas frases; ainda assim gostaríamos de lembrar que tal optimismo foi, ainda há pouco, negado pelos factos: a legitimidade da tortura, por exemplo, a pretexto do 11 de Setembro, voltou a ser defendida (ou, pelo menos, admitida) por gente que, dias antes, não hesitaríamos em considerar civilizada e convidar para casa.
Um Mundo Iluminado, escrito pelos filósofos norte-americanos Hubert Dreyfus e Sean Dorrance Kelly, tem como ponto de partida a multiplicidade e volatilidade dos tempos que correm. A profusão de escolhas (paralisantes). A velocidade com que somos bombardeados por diferentes opiniões. A perda de referentes absolutos e princípios gerais. A deflagração dos pontos de referência, para além de nós próprios.
Em suma, parte do mundo intuito por Nietzsche (que seria hoje o nosso) — não certamente por acaso, O nosso niilismo contemporâneo é o título do primeiro capítulo —, tentando formas de fugir ao desespero que lhe estará associado.
Dito isto, não se tenta aqui qualquer renascimento de Deus — na medida em que poderíamos afirmar que Deus, do ponto de vista da clareza existencial, tornava as coisas mais fáceis, iluminando-as, à imagem do Muro de Berlim que, antes de cair, assinalava (ainda) com (alguma) precisão o lugar dos bons e dos maus.
O tema não é novo. Hubert Dreyfus e Sean Dorrance Kelly tentam, porém, uma aproximação original ao problema (porque de um problema se trata…).
Numa sociedade dessacralizada e secular, onde encontrar sustento que nos alimente o espírito e contrarie a anemia existencial?
As respostas, se as houver, estão nos grandes clássicos da literatura ocidental, garantem os autores. Mas, talvez para que a ideia de “grandes clássicos” não afastasse de imediato metade dos potenciais leitores, Um Mundo Iluminado opta por descolar ancorado a um escritor contemporâneo, David Foster Wallace, que, apesar de franco adepto da ironia, não resistiu à depressão e foi encontrado morto, enforcado, em 2008.
A obra de Wallace, analisada em contraponto com o percurso de Elizabeth Gilbert (autora do best-seller, Comer, Orar, Amar), introduz-nos ao coração do ensaio: “Na perspectiva nietzscheana de Wallace, nós somos os únicos agentes activos do universo, responsáveis por criar, a partir do nada, qualquer noção que possa existir do sagrado e do divino. Gilbert, pelo contrário, adopta uma concepção como a de Lutero da maturidade. Na sua perspectiva, somos destinatários passivos da vontade divina, nada mais do que receptáculos para a graça que ele possa decidir conceder-nos. Não haverá um meio-termo?”
Em busca desse “meio-termo”, somos conduzidos aos mundos de Homero, Dante, Melville, Descartes e Kant, guiados, não por uma visão teleológica da existência, mas por caminhos sinuosos pejados de deuses.
À visão tecnológica, empobrecida e insípida da actualidade, Hubert Dreyfus e Sean Dorrance Kelly contrapõem um mundo politeísta alicerçado na physis e na poiética. Mesmo que, no final, continuemos a desconfiar da sua possibilidade, fartámo-nos de aprender.
Um Mundo Iluminado, Hubert Dreyfus e Sean Dorrance Kelly, 2011, Lua de Papel, trad. de Francisco Gonçalves

7 comentários:

jaa disse...

O problema deste livro é que me deixou a pensar que tenho de reler o Moby Dick. Pelos vistos, escaparam-me tantas coisas...

Ana Cristina Leonardo disse...

Um livro que nos põe a ler ou a reler o Moby Dick só pode ser um grande livro

ZMB disse...

o nosso niilismo contemporâneo é causado pelas nossas escolhas, a história depois descoberta como frustrante, num mundo que evolui socialmente ao ritmo da publicidade à nova sensação tech e propaganda ao novo lider dos mercados, este mundo não soube preparar, criou sentimentos de culpa no individuo (a culpa de termos vindo ao mundo, de existir, a culpa de falhar, tantas outras culpas!), gera-se um tensão insuportável que, antes do suicidio que a ironia apenas atrasa, pode dar para vários lados: o lado puro e vegetativo da loucura - essa felicidade descompensada, o fascismo místico - a adoração ao grande líder, ou então aquele que eu prefiro à falta de melhor - o niilismo duro de encontrar soluções autónomas de conhecimento - sabendo que qualquer um de nós é um centro a enviar memes para a atmosfera mesmo sem nos conhecermos uns aos outros num qualquer dia-a-dia neste mundo em que o dinheiro e a reacção são quem de facto manda.
Os memes são imunes à reacção.

André Rosa disse...

Bom blog muito engracado venha ver o meu e diga o que acha :p

F disse...

Pronto, lá vou ter de o ler. Já andava com o bichinho há algum tempo...

João Gonçalves disse...

A ler isso neste momento. E, depois, com vontade de ir ler o Wallace. bj.

Anónimo disse...

[b][url=http://www.sn1518.com/thread-308157-1-1.html]designer bags for less[/url][/b] a word within Yelapa


[b][url=http://www.0086bbs.net/forum.php?mod=viewthread&tid=331805]fashion purses[/url][/b] Hams participate in financial (and the best kinds foreign) wi-fi advertising mutually and could support very own communities with emergency and problems as appropriate, though it is true enhancing his extremely understanding of technology as well as fm radio rule. a predicted two million males globally have become recurrently associated recreational fm radio.


[b][url=http://www.9sfjd.com/forum.php?mod=viewthread&tid=2220311]cheap hermes birkin handbags[/url][/b] each applicant requirements present a law enforcement clearance license. It is important that you do not have awaiting criminal records. with regards to the specific really needs and benchmarks along with service, They may even request discounted out of the recent employer. these will likely seek a third party recommendation. stated, there's nothing always the case.