27/04/11

Deus não existe e nós somos os seus profetas

Tinha 57 anos e quatro filhos. Trabalhava há três décadas na France Télécom. Pertencia ao grupo dos sortudos, dos que não foram para a rua durante o reinado de Didier Lombard, o PDG genial e empreendedor responsável pela “moda dos suicídios” e que bem podia, mais coisa menos coisa, ser um dos muitos filhos de puta que enchem os romances de DeLillo.
Ao velho funcionário, haviam-se limitado a transferi-lo de local de trabalho obrigando-o a mudar de residência e constantemente de funções. O homem, um fraco, um mal-agradecido, claro, não aguentou tanta modernidade. Tanta mobilidade. Suicidou-se pelo fogo no parque de estacionamento da empresa. Sozinho. Sem espectáculo e sem espectadores. Não o conseguiram filmar nem com a porra de um telemóvel.

3 comentários:

josé agostinho baptista disse...

Que importa mais um trabalhador ou menos um? Com menos ou mais filhos ou nenhum? Importa é que as multinacionais sobrevivam. Que aumentem os lucros, que o capitalismo floresça, que a U.E. e o euro se fortaleçam. E que na loucura global sejamos aqueles que consomem, até ao fundo das tripas. E calem. E consintam. Apenas. Que importa a nossa vida ou a a nossa vidinha, os sonhos, o desespero, as crenças ou a descrença? Admirável mundo novo que nos cospes em cima, admiráveis abutres da nossa frágil existência.

luis reis disse...

Há mais de dois anos,que sigo estas e outras noticias que vêm de França.
Há mais de um ano que numa região(Bretanha),que conheço bem, a "coisa" se prepara...
Começou tudo por se encerrar estações de TVs regionais,que transmitiam diariamente o que ocorria nesta região,e "juntar" as TVs sob a alçada da F1/Paris.
Advinhe-se o que veio a seguir...
Correios é bem um exemplo, e segue o mesmo caminho.Privatização.A Qualidade? A Proximidade?Que é que isso interessa.
A seguir, outra "ideia" genial,os supermercados de média dimensão,
Lidle, Clerque, Super U,que não abriam ao Domingo, e encerravam a horas decentes,passaram a pagar mais qualquer coisinha,"pelo esforço" dos seus "colaboradores",ai que palavra tão moderna,(não como aqui,isso é um facto),afim de adoçar o rebuçado.
Os "mérdia",fizeram bem o seu papel
ao questionar "O POVO",sobre as "facilidades" e o "bem estar", que tais medidas trariam ao"POVO".Compeendia-se,sempre o "POVO" podia comprar manteiga ao Domingo, e barrá-la no...
Passados dois anos,não mais, uma região que se distinguia pela relação entre as pessoas, e onde o pequeno comércio,encontrava o seu espaço,onde se passava o tempo sem merdas de correrias,hoje..
São os tempos Modernáços.
Mais havia para contar em relação ao que se passa por exemplo na SNCF.Fico por aqui.Peço desculpa pelo incomodo.

luis reis disse...

E para memória futura,é bom que se saiba que o Sr Belmiro (Continente), e o Sr Soares dos Santos (Pingo Doçe), o tal que não consegue "arranjar" trabalho em Portugal, para os filhinhos ou nétinhos,tendo estes sido "obrigados" a emigrar,taditos.
O cavalheiro,que afirma que é uma "benção" a entrada do FMI ,(certamente resquicio de ter estudado num colégio de padres no Porto),mas dizia eu , vão "Pagar" 300% no dia 1º de Maio aos seus "colaboradores", e aqueles que não "aceitarem"!Pois...
Percebe-se a ideia,mas eu julgo que não tem nada a ver, com o que se possa pensar,enfim, de alguma atitude politica,até porque esta gente ,não "faz politica",não senhor,"só" negócios...
Eu tenho cá para mim, que eles querem, é ser uns beneméritos...
Não se esqueçam da Beatificação!
Coincidências...