09/10/10

Ó Platão, pobre Platão e foi para a Marta Rebelo escrever estas barbaridades que Sócrates bebeu a cicuta

«A República Portuguesa, essa jovem de 100 anos, está longe de constituir a sociedade justa que Platão compôs n' A República, no século IV a.C. Trata-se de um "diálogo socrático", género literário em prosa: todo o diálogo é narrado na primeira pessoa, por Sócrates, que desafia o interlocutor à discussão para, através da ironia e da maiêutica, fazerem uma descoberta dialogante da verdade e chegaram ao ideal da sociedade justa. No Politéia de Platão, tal como na República do 5 de Outubro, a educação é o núcleo da justiça social, pois permite seleccionar e avaliar as aptidões de cada um. Ora, dividida a alma platónica em três partes, resta saber em quem é que, nos cem anos da nossa República, predomina o apetite, a coragem e a razão.»

Aqui, a partir daqui e do que eu mais gosto é da definição de “diálogo socrático”: género literário em prosa em que todo o diálogo é narrado na primeira pessoa.
Por muito menos do que isto o meu querido professor José Trindade Santos dava-lhe com A República na cabeça.

10 comentários:

Ruy Obscuro disse...

oh a martinha é tão cuchi cuchi. Depois disto, vai fazer beicinho a menina.

Manuel Vilarinho Pires disse...

Agora que o Sócrates já inaugura (as más línguas dizem que se limita a assistir a inaugurações feitas por quem as construiu) igrejas, se ele realmente persistir em beber a cicuta podemos mandá-lo inaugurar (mesma reserva) o cemitério de Sucupira para tranquilizar o Odorico Paraguaçu...

João Lisboa disse...

Leopardo, agora que o Olhanense vai em segundo no campeonato - momento histórico que, certamente, dirá muito ao teu coração sensível -, seria criminoso não nos associarmos também à homenagem que, no momento da partida, nunca deverá ser negada aos maiores vultos da vida intelectual, artística e política allgarvia:

http://lishbuna.blogspot.com/2010/10/teoria-praxis-musicais-portuguesas-vii.html

fallorca disse...

Levo ca bota de um lado e doutro, já é perseguição!

João Lisboa disse...

Não é perseguição coisa nenhuma, é a defesa de valores culturais que a dona da pastelaria, certamente, será capaz de reconhecer.

Eu confio muito nela (apesar de um ou outro desvio da justa linha política... coisas menores, porém).

Ana Cristina Leonardo disse...

camarada João, balha-me o olhanense!

Anónimo disse...

Mas a Sra é "jurista"?Ao que consta, foi posta a andar,por petição dos alunos universitários, onde a ditaera "assistente"....L.R.

Ana Cristina Leonardo disse...

Foi ou consta? É que se só consta, uma República na tola seria pouco... E se isto não retrocesso civilizacional, não sei como lhe hei-de chamar.

jaa disse...

Mas claro, Ana Cristina. Para alguém como a "cuchi cuchi" Marta Rebelo, "diálogo socrático" é diálogo narrado na primeira pessoa, "por Sócrates", com uso da "ironia" e da "maiêutica" (entendida como barragem de perguntas). Uma forma talvez mais compreensível de definir o conceito seria: "mantendo uma aparência de diálogo, apresentar a sua versão das coisas, questionando o outro mas nunca lhe respondendo às perguntas". Onde está a dúvida?

(De que Sócrates falamos?)

Ana Cristina Leonardo disse...

JAA, talvez a moça afinal, tenha apenas confundido os sócrates e, já agora, a maiêutica...