26/10/10

Crianças e bebés obrigados a inscrever-se nas finanças [e o cuzinho lavado com água das malvas também ia, não? E não estou a falar para as crianças]

Estão a tentar enlouquecer-nos. Até Março, todas as crianças portuguesas terão de ter número de identificação fiscal. Sem isso, não entram nas declarações de rendimentos dos pais. Como já não se fazem cartões de contribuinte, os petizes terão de pedir Cartão de Cidadão: 7,50 euros até aos 6 anos; 15 euros, a partir dessa idade.
Façam as contas e leiam o Orwell.

11 comentários:

Joana Lopes disse...

Ana Cristina,
Poderá ser agora mais geral, mas não é novo: pelo menos para os pais receberem abono de família, já era necessário C. de Contribuinte das criancinhas. Tratei do do meu neto há cinco anos.

Ana Cristina Leonardo disse...

Joana, não sabia, pensei que bastava o nº da segurança social. Mas pergunto na mesma: como é que uma criança pode ter número de contribuinte próprio?! Ou cartão de cidadão próprio?! Às vezes, dou por mim a pensar que o mundo imaginado pelo Hitler vai chegando, devagarinho mas vai chegando.

Joana Lopes disse...

Mas é assim mesmo. Lembrei-me depois que o meu filho tem mesmo de pôr, todos os anos, os números de contribuinte dos dois filhos na declaração de IRS, para ter as deduções devidas. Julgo que, uma vez mais, isto foi agora uma «notícia» mal contada.

Fernando Cardoso disse...

Não estamos longe do chip debaixo da pele não senhor, tipo SCUC (sem custos para o cidadão)!

Ana Cristina Leonardo disse...

Joana, não sei se a história está "mal contada" mas sei que das minhas 3 filhas, duas ainda estão a meu cargo, nenhuma delas tem nº de contribuinte e constam ambas da minha declaração de IRS para as devidas deduções.
Fernando, ou tipo chip do cão. Que, além de chip obrigatório, tem de ter licença obrigatória passada pela Junta se quiser viajar de transportes públicos de longo curso. Uma tributação a duplicar e é se queres levar o bicho ao Allgarve.

fallorca disse...

Esta merda bateu tão fundo que nem o fundo lhe resiste

NanBanJin disse...

F***-se!
(Queira desculpar-me, mas realmente é caso para vernáculo).
E o que diriam eles do país que me acolhe, onde as pessoas nem B.I. possuem...

Daqui não saio, daqui ninguém me tira!.

Luís Afonso, NBJ, Japão

Manuel Vilarinho Pires disse...

Ana e Joana,
Não sei se era obrigatório ou não as crianças terem número de contribuinte. Os meus filhos têm e eu sempre o preenchi no IRS, mas nunca me apercebi se era obrigatório preencher ou não.
Mas o que esta história tem de novo é que agora é preciso pagar os 15€, desde que a imparável Drª Maria Manuel Leitão Marques conseguiu esconjurar o antiquado e gratuito Cartão de Contribuinte e substituí-lo pelo moderno Cartão de Cidadão.
Também, ficam com um cartão tão jeitoso e queriam tê-lo de graça? O tanas!
Ou, por um ponto de vista alternativo, Simplex? O tanas!

(Ana, não era bem o tanas, mas como a Joana já foi chefe do chefe (etc...) do meu chefe, e apesar de ser certamente uma das pessoas que conheço que mais defende a liberdade de expressão, eu evito usar a pronúncia minhota ao pé dela... Começa por "c" e, como o Bocage dizia, para carvalho ser falta-lhe um "u".)

João Lisboa disse...

Leopardo, a expressão oficialmente reconhecida é "o cuzinho lavado com água de malvas".

Sempre a considerá-la.

Ana Cristina Leonardo disse...

Fallorca, o fundo não tem fundo... (é uma espécie de variante da Lei de Murphy)
NanBanJin, se houver lugar para mim, estou candidata (e não é a brincar... o meu e-mail consta aí do meu perfil)
Manuel, acho que percebi a mensagem
João, a coisa já está corrigida e sempre a considerá-lo também

Anónimo disse...

Há ainda outra novidade em relação aos antigos BI, é que a data de validade do CC é bem mais curto. Logo... 15 x ...

ana