17/05/09

A book a day keeps the doctor away

Chama-se Funeral Divertido e é realmente divertido. Chega assinado por Liudmila Ulítskaia, escritora russa de quem já foram publicados entre nós Sónetchka (Campo das Letras), premiado em França com o Médicis para a melhor novela estrangeira, e, como este também na Relógio D’Água, Mentiras de Mulher.
Ulítskaia é russa e nota-se. Nascida em 1943 na antiga URSS no seio de uma família judaica, formou-se em biologia mas acabou por ser despedida do emprego por “posse e divulgação de literatura proibida”. Trabalhou em teatro e cinema e, na década de 80, lançar-se-ia na ficção. Diz a própria que a sua conversão à escrita aconteceu para poder continuar a viver no apartamento de Moscovo que partilhara com o primeiro marido, também dado às letras, na então Casa dos Escritores. Verdade ou mentira, o facto é que Ulítskaia manteve a casa e os leitores saíram a ganhar.
Funeral Divertido reúne na cidade de Nova Iorque um grupo de personagens improváveis (uma curandeira de regresso à Rússia por falta de documentos, uma ex-amante e ex-artista de circo, um médico emigrante sem licença, uma adolescente “esquisita”, uma esposa desesperada por um baptismo…), cujo elo, para além da origem russa comum, é Álik, pintor judeu emigrado na América que abandonou o hospital para ir morrer a casa, um estúdio caótico onde há sempre gente a entrar e a sair (como numa peça de teatro), se bebe vodka como se fosse água, se rememoram episódios do passado e se convive com as novidades da pátria seguindo-a pela CNN. No meio disto tudo, entram ainda em cena um padre ortodoxo e um rabino, o primeiro trazido por Ninka, a mulher de Álik que não o quer ver morto antes do baptismo; o segundo, uma exigência do próprio: “Álik sorriu debilmente: ― Está bem, traz o teu pope. Com uma condição: tens de trazer também o rabino. Ninka ficou petrificada: ― Estás a brincar? ― Porquê? Se exiges de mim um passo tão sério, tenho direito a uma consulta bilateral…».
Com diálogos de grande vivacidade, construção jazzística e personagens grandiosos na sua “irrealidade”, Funeral Divertido é um daqueles livros que podia ser arrumado algures entre os textos de Gogol ou de Isaac Bashevis Singer, um quadro feliz de Kandinsky ou um delírio de Fellini. Absurdo, trágico, terno, a rebentar de vida pelas costuras apesar da morte anunciada.

Sem comentários: