28/12/07

O Mundo não Cabe na Cabeça dos Provincianos. E é Pena. Porque Tudo Seria mais Pitoresco e Divertido.

Benazir Bhutto foi assassinada. Do atentado resultou a morte de mais 20 pessoas e, segundo a Reuters, pelo menos cerca de 70 paquistaneses já faleceram durante os tumultos que se seguiram ao desaparecimento da ex-primeira ministra a 27 de Dezembro, com as forças paramilitares do país a receberem hoje autorização para disparar à-vontade, em caso de alteração à ordem pública. Os votos de condolências surgiram de todas as partes do mundo, incluindo, claro, os EUA.
O presidente Bush, que tinha entretanto elegido o Paquistão e esse grande democrata que é o general Moucharraf como aliados de peso na «luta contra o terrorismo mundial», apareceu a chorar lágrimas de crocodilo. Tudo o resto — as alianças perversas, a crise energética, as armas nucleares, a situação no Afeganistão — foi varrido para debaixo do tapete, para apenas deixar ouvir um palavreado oco que, sob o bom nome da ética, esconde uma realpolitik desastrosa e um real descontrolo da situação internacional.
O mundo fica agora um lugar ainda mais perigoso, face ao qual vêm carpir a estafada ladaínha dos direitos humanos, progressivamente transformados em slogan vazio de conteúdo para enganar o pagode. A morte de Benazir Bhutto é uma tragédia. Porque morre uma mulher de coragem (independentemente das opiniões que se tenham sobre o seu percurso político), e porque o seu assassínio trouxe à tona o resultado de políticas sem escrúpulos e sem princípios. Que Bush, um cowboy ignorante e caceteiro, tenha chegado à presidência dos EUA, devia-nos preocupar. Tanto quanto o radicalismo islâmico que não é mais — ou talvez seja — do que uma forma actualizada de fascismo.
Entretanto, por cá, na West Coast da Europa, enquanto a humanidade avança pelos nove círculos do Inferno, vamo-nos entretendo com temas fracturantes e pitorescos. Por exemplo: em que locais se pode fumar depois de 31 de Dezembro? Ou: podem ou não os portugueses usar colheres de pau nos restaurantes? É o choque civilizacional no seu melhor.
---------------------------------------------------------------------------------
Sobre as tricas geoestratégicas que envolvem o Paquistão, aqui. Em português, para uma história política abreviada do país até ao final do século XX aqui. Do site do The New York Times, imagens do atentado, do funeral, e da vida de Benazir Bhutto.

1 comentário:

-pirata-vermelho- disse...

Que a senhora ia ser assassinada já sabiamos. Ossos do ofício...
mas
que haja mandaretes para fazer aquele trabalho é que parece ser uma banalidade.
Ah, não é?!
(Ao que o grande filme d'acção, mais west-coaster menos spaghetti, nos conduziu...!)

VIVA PURTUGALE!





(should it be purtugall?... se calhar should.... e se calhar também é mais play station em vez de hollywood... isto de não falar estrangeiro ainda m'há-de lixar... phonix!)