26/07/24

MEDITAÇÃO DE SEXTA: «O Verão do nosso descontentamento»

«Uma das características mais sublinhadas no que respeita a Kamala Harris é o facto de ser mulher, o que será natural e mesmo inegável. Mas, num país obcecado pela síntese de melanina de cada um dos seus cidadãos, embora a candidata seja menos morena do que muitos dos habitantes do monte e a mãe tenha origem tâmil, black é adjectivo que não podia estar ausente. “Primeira pessoa negra e primeira sul-asiática-americana a tornar-se vice-presidente dos EUA” é uma das complexas descrições que podem ser encontradas a seu respeito.

4 comentários:

lopesdareosa disse...

Gostei dessa dos Indios Sioux! - No dia em que isso acontecer essa coisa do colonialismo será entendida!

jj.amarante disse...

Eu, caso visse uma sósia da Kamala Harris em Lisboa diria que me parecia portuguesa, em tempos o Valéry Giscard d'Estaing terá dito que Portugal não estava bem na Europa, estava mais próximo de África, onde também existem muitos descendentes de indianos. Se calhar falhávamos o teste do lápis para ver se éramos brancos.

jj.amarante disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jj.amarante disse...

E agora que o Trump se interroga se a Harris será Black ou será Indian, eu que considero o conceito de "raça" mal definido e apenas usável em conversas de café fico apreensivo de fazer a mesma pergunta do Trump.