24/03/23

MEDITAÇÃO DE SEXTA: «TUDO EM TODO O LADO AO MESMO TEMPO»

 «... Veja-se o caso de Maria do Céu Antunes. Face à carestia galopante, e após remeter há dias para data incerta a entrada em funcionamento de um Observatório de Preços anunciado em Outubro de 2022, vem-se a saber que o tal Observatório anunciado em 2022 e cuja entrada em funcionamento se viu remetida para data incerta, afinal, já existia desde 2015!

Confused? You won’t be, after this week’s episode.

E qual foi o episódio da semana? Pois o anúncio da criação de um selo. Um selo, uma etiqueta, um carimbo, uma chancela… E é ver a inflação a fugir do selo, como Jerry de Tom ou vice-versa.

Ao contrário, porém, da canção de Noel Rosa: “Mas que mulher indigesta, indigesta /Merece um tijolo na testa…”, o selo, não o tijolo, não nos será colado à testa, mas nos produtos e embalagens, servindo de garantia de um “preço justo”, certificado de que “ninguém tem prejuízo e que foram criadas condições de sustentabilidade de toda a cadeia alimentar”. Nas palavras da ministra, “acreditamos que, com isto, o consumidor, quando for ao supermercado comprar os seus produtos, pode escolher com a convicção de que não deixou ninguém para trás”.

E isto sou eu agora a imaginar um consumidor que, soterrado entre etiquetas de produtos do dia, marcas brancas, produtos em promoção, folhetos, vales e descontos em cartão, mais o selo anunciado agora pela ministra, corre o risco real de deixar mesmo alguém para trás, por exemplo, uma criança. (...)»

Sem comentários: