25/11/22

GUERRA NA UCRÂNIA: DEPOIS DO PAÍS DESTRUÍDO, DERAM CONTA QUE A GUERRA É SEMPRE UM EXCELENTE NEGÓCIO?!

 «A aliança do Ocidente contra Vladimir Putin começa a revelar fraturas, explicou esta sexta-feira o jornal ‘POLITICO’: as principais autoridades europeias estão furiosas com a Administração Biden e acusaram agora os americanos de fazer uma fortuna com a guerra enquanto os países da UE sofrem. “Se olharmos com seriedade, o país que mais lucra com esta guerra são os Estados Unidos, porque vendem mais gás a preços mais altos e porque estão a vender mais armas”, garantiu um alto funcionário europeu à publicação. “Os Estados Unidos precisam de perceber que a opinião pública está a mudar em muitos países da UE.” (...)

Enquanto tentam reduzir a sua dependência da energia russa, a UE voltou-se para o gás dos EUA – mas o preço que os europeus pagam é quase quatro vezes mais alto do que os mesmos combustíveis nos Estados Unidos. É demais para os responsáveis de Bruxelas – o presidente francês, Emmanuel Macron, garantiu que os altos preços do gás nos EUA não são “amigáveis” e o ministro da Economia da Alemanha pediu a Washington que mostre mais “solidariedade” e ajude a reduzir os custos de energia.

Diversos ministros e diplomatas expressaram a sua frustração com a forma como o Governo de Biden simplesmente ignorou o impacto das suas políticas económicas domésticas sobre os aliados europeus. Quando os líderes da UE enfrentaram Biden sobre os altos preços do gás nos EUA na reunião do G20 em Bali na semana passada, o presidente americano simplesmente parecia não saber do assunto, segundo revelou fonte próxima.»

FONTE ORIGINAL 

«Nine months after invading Ukraine, Vladimir Putin is beginning to fracture the West. 

Top European officials are furious with Joe Biden’s administration and now accuse the Americans of making a fortune from the war, while EU countries suffer. 

“The fact is, if you look at it soberly, the country that is most profiting from this war is the U.S. because they are selling more gas and at higher prices, and because they are selling more weapons,” one senior official told POLITICO. (...)»

4 comentários:

Luís Lavoura disse...

Os estúpidos dos europeus quiseram diminuir a dependência energética da Rússia e aumentar a dependência energética dos EUA. No final estão tão dependentes como estavam ao princípio, só que com preços substancialmente mais altos.

A estupidez sai cara.

Anónimo disse...

Parece-me que a nazi corrupta à frente da Comissão Europeia, orgão não democrático, não eleito pelos eleitores, não tendo ido a eleições, é a grande responsável, bem como os que a apoiam. O genocida criminoso Biden, bem como o poder americano só olham para o "umbigo" deles....

Monteiro disse...

Se todos seguissem o exemplo de Portugal, diz o manda chuva, já não choviam problemas.

Anónimo disse...

Em Portugal,
a eleição do Raimundo é uma lição ao mundo ..