07/09/22

CRISE ENERGÉTICA: A QUERIDA URSULA DEVIA TOMAR MEMOFANTE E IR APANHAR LENHA PARA ABRANTES!

Ainda mal tinha começado a guerra e já a União Europeia anunciava em MARÇO a sua decisão de reduzir as importações de gás russo em DOIS TERÇOS até ao final de 2022.

Em MAIO, por sinal o meu mês, subia a parada e informava o mundo  a Rússia, incluída, naturalmente — que até 2030 cortaria COMPLETAMENTE todos os laços comerciais do sector energético com o antigo país dos Sovietes. O que, aliás, era muito bom, porque íamos ficar bestialmente verdes: "A nossa ambição subiu de nível", diria na altura a querida Ursula. 

A 3 JUNHO, um pacote de sanções da UE à Rússia incluía um embargo parcial ao petróleo russo e estipulava a proibição de importação por via marítima a partir de 5 de DEZEMBRO. Já para 2023 seriam proibidas as importações de todos os produtos petrolíferos a partir de 5 de FEVEREIRO. 

A 29 de JULHO, Josep Borrell, um amigo da Ursula tão ou mais inteligente do que ela, face às críticas que indicavam que a Rússia continuava a ganhar muito dinheiro no sector energético, ao contrário das previsões que tinham estado por trás da política de sanções, afirma: «Mais importante do que isso [cortar o gás] é cortar os laços da economia russa com o resto do mundo». E indo ainda mais longe, acrescentou: Vladimir Putin «terá de escolher entre ter armas e manteiga para o povo». 

Faço aqui um parênteses para relembrar que o que não falta nos manicómios é gente que se julga o Napoleão (que por acaso chegou à Rússia e teve de voltar para trás). 

Relembremos agora que  ainda era FEVEREIRO, 19  e a Ursula jurava que não precisávamos do gás russo para nada, que ninguém ia passar frio no Inverno e a indústria europeia continuaria a bombar.

Etc. Etc. Etc. que não quero ser maçadora...

Entretanto, com a mesma convicção e o mesmo cabelo armado, a 1 de AGOSTO (antes ou depois de ir de férias para a praia, não posso precisar) a nossa timoneira veio dizer-nos que devemos estar preparados para o pior: «Como a Rússia já cortou total ou parcialmente o fornecimento de gás a 12 países membros [da UE], todos nos devemos preparar para a pior situação». 

Sinto-me baralhada. Então, mas não era o que a UE queria e anunciou ao mundo (a Rússia incluída, naturalmente)? Deixar de importar, totalmente de preferência, e parcialmente de certeza, energia russa?!

Entretanto, a última ideia brilhante destes crânios que nos apascentam (ideia que vem de trás mas tinha sido posta de lado na altura...) é impor um tecto ao preço do gás russo.

Putin já comentou: «A Federação Russa cumprirá integralmente os contratos, mas não fornecerá petróleo, gás ou carvão em seu próprio prejuízo. Quem quer impor algo à Rússia no sector da energia não tem condições de impor nada. O tecto de preços é uma decisão absolutamente estúpida.»

Mais turbina, mais turbina (o que como se sabe faz diferença), é deprimente ter de reconhecer que a inteligência não está do nosso lado. 


3 comentários:

Luís Lavoura disse...

Josep Borrell, um amigo da Ursula tão ou mais inteligente do que ela

com a mesma convicção e o mesmo cabelo armado

Como são machistas as mulheres! Como gostam elas de dizer mal das outras!

Luís Lavoura disse...

impor um tecto ao preço do gás russo

Isto é uma ideia própria de economias planificadas, assim como a Venezuela ou a defunta URSS. Como se sabe, quando há tetos aos preços, o resultado quase invariável é escassez ou penúria, na medida em que os produtores se recusam a produzir ou a vender ao preço tabelado. Se a União Europeia impuser um teto ao preço do gás russo, o resultado mais provável será esse mesmo: haverá (ainda mais) escassez de gás, porque a Rússia se recusará a produzir e/ou a vender ao preço máximo imposto. Assim se constatará, pela n-ésima vez, que a economia dos preços máximos não funciona.

É incrível como a Europa está disposta a deitar pela borda fora todas as liberdades que pretende estar a defender...

Ana Cristina Leonardo disse...

Como são machistas as mulheres! Como gostam elas de dizer mal das outras!

Engraçado como nunca se tiram conclusões similares quando os homens dizem mal de outros homens...