O Congresso Mundial Ucraniano informou que vai abrir um processo contra o Canadá por este país ter concordado em enviar para a Alemanha a turbina exigida pelos russos para reporem o fornecimento de gás à Europa.
Depois das críticas do governo de Zelensky ao governo alemão — o ex-embaixador negacionista ucraniano em Berlim chegou a chamar a Olaf Scholz qualquer coisa como «salsicha ressabiada» após este ter saído em defesa do presidente alemão — é a vez do Canadá ficar na berlinda.
Entretanto, o vice da NATO, Mircea Geona garantia que "provavelmente, o destino e a finalidade da guerra serão decididos no campo de batalha".
E assim estamos, no que respeita à guerra na Ucrânia, provavelmente a guerra mais estúpida das últimas décadas.
Acrescente-se que apesar das afirmações de que esta é uma guerra em defesa da democracia, o que se vê — para além da situação cada vez mais complicada na Alemanha — é crescer o protagonismo na Europa da Polónia e do seu governo ultraconservador, as excessões conseguidas por Viktor Orbán, mais a influência da Turquia e de Erdogan, o alargamento dos BRICs e etc. E ainda teremos de ver quem, nos EUA, virá substituir Biden, cuja popularidade anda pelos ruas da amargura (apenas 13% dos eleitores consultados pelos New York Times consideraram que o país está no caminho certo).
Isto tem tudo para correr tão bem!
Sem comentários:
Enviar um comentário