28/06/22

GUERRA NA UCRÂNIA: NÃO ACREDITO QUE SEJA A ÚNICA PESSOA BURRA

Na reacção à invasão da Ucrânia pela Rússia, uma das acções mais mediáticas da União Europeia, a que se deve acrescentar a Grã-Bretanha e países fronteiriços com o invasor, foi vir publicamente anunciar que as importações da energia russa iriam ser revistas e tendencialmente anuladas. 

Putin, naturalmente, porque lá por ser o invasor não é estúpido  e uma das coisas mais desaconselhas na guerra (e, já agora, na vida) é menosprezar a inteligência do inimigo  foi-se antecipando à ameaça e vem paulatinamente fechando a torneira.

Temos agora o pânico instalado, acrescido pela proximidade do Inverno, do lado de cá. (E não se trata apenas do consumo doméstico, trata-se de indústrias a falir, dos preços se tornarem proibitivos e do desemprego rebentar pelas costuras...)

Leio: «A Alemanha, a Áustria, a República Checa, a Hungria, a Polónia e a Eslováquia firmaram um Memorando de Entendimento (MdE) para coordenarem esforços no sector eléctrico, à medida que a ameaça de apagões se torna cada vez mais real.»

Ameaça de apagões?! Então! No era isso que queriam...?

Mas afinal onde é que esta gente fez o Doutoramento em Estratégia? Numa Escola Superior de Educação? Porra para isto. 


4 comentários:

Bife disse...

Certo. E que alternativa sugere que os países mencionados tomassem? Não estou a pôr em causa o seu raciocínio, apenas pergunto o que deveriam ter feito. Continuar a comprar gás e petróleo à Rússia como se nada se passasse?

Ana Cristina Leonardo disse...

Não terá reparado, não foi que deixassem de comprar, foi que a Rússia, antecipando-se-lhes, deixou de lhes vender

Luís Lavoura disse...

Bife
Claro que deveriam ter continuado a comprar petróleo e gás à Rússia. Qual é o mal de lhe comprarem?
É perfeitamente estúpido deixar de comprar petróleo e gás à Rússia. Paga-se mais pelo petróleo e pelo gás, e a Rússia enriquece ainda mais vendendo-o a outros.

Bife disse...

Assumamos que sim, mas nesse caso, que tipo de sansões (ou outras medidas) para pressionar a Rússia a parar a guerra? Que medidas? Ou será melhor não fazer nada?