07/05/22

AFEGANISTÃO: VIRA O DISCO E TOCA O MESMO, OU SEJA, VOLTA A OBRIGATORIEDADE DA BURKA

E andaram umas alminhas apalermadas a defender na Europa que andar tapada da cabeça aos pés era um dress code cultural, uma escolha das mulheres...

«... O líder supremo do país ordenou este sábado o uso em público de um véu integral – de preferência a burca.

A medida foi anunciada por um funcionário do ministério do Vício e da Virtude dos talibãs, que explicou que as mulheres que não cumprirem a ordem devem ser” identificadas e punidas”. Em relação aos tutores destas mulheres, “devem ser levados ao departamento competente para explicação, detidos durante três dias e devem ser julgados e punidos em conformidade". (...)»

5 comentários:

Luís Lavoura disse...

a defender na Europa que andar tapada da cabeça aos pés era um dress code cultural, uma escolha das mulheres

O facto de no Afeganistão não ser uma escolha das mulheres não implica que na Europa não o seja.

Tal como é desejável que no Afeganistão não se imponham códigos de vestuário, é desejável que na Europa não se proíbam vestuários.

Ana Cristina Leonardo disse...

Olhe que se eu apanhar a camioneta em topless o mais provável é alguém chamar a GNR...
Qt. às mulheres na Europa andarem vestidas de maneira que o mais provável é serem atropledas ao virar da esquina diz muito da futilidade das mulheres europeias que o fazem.

Luís Lavoura disse...

Ana Cristina,

eu falei de proibir vestuários, não de proibir a nudez...

A nudez é proibida em (quase) toda a parte. Em (quase) toda a parte é proibido as pessoas, especialmente as mulheres, andarem nuas.

Agora, proibir as pessoas de vestirem-se com o que querem, isso é que eu acho revoltante.

Ana Cristina Leonardo disse...

ok, deixemos, então, de lado a nudez; o rosto é o que nos identifica - a não ser que, como defendem os talibãs, as mulheres, por não terem identidade, tb. não tenham rosto...
Mas achar que a burka é "as pessoas [...] vestirem-se com o que querem" é daquelas afirmações que descartando a realidade ficam sempre bem qd se quer tão open-minded que os miolos correm o risco de saltar...

Anónimo disse...

Permita-me roupilhar a "notícia" e parte do seu comentário para aquele local inominável, onde se recusa a ir (boas razões) mas onde de vez em quando é preciso uma dose de bom senso a equilibrar o tolice reinante.
<(") Ash