30/03/22

GUERRA NA UCRÂNIA: PONTOS DE VISTA SOBRE AS CONVERSAÇÕES EM ISTAMBUL

O representante ucrâniano na ONU, Sergiy Kyslytsya, afirma sobre o encontro na Turquia, que «as negociações (...) demonstraram que talvez a Rússia esteja disposta a avançar [no processo de paz], embora haja ainda um longo caminho até chegarmos a um cessar-fogo sustentável e a uma desescalada geral».  

O chefe da delegação russa em Istambul, Vladimir Medinsky, diz que o «terceiro dia de conversações em Istambul foi construtivo», embora também tenha declarado que o recuo das tropas russas em Kiev e Chernigov não representa um cessar-fogo.

Zelensky avalia o encontro dizendo: «Podemos considerar positivos os sinais que nos chegam (...), embora esses sinais não silenciem a explosão das bombas russas. (...) Claro que não vemos razão para confiar nas palavras de certos representantes de um Estado que continua a lutar pela nossa destruição. Os ucranianos não são ingénuos. Os ucranianos já aprenderam durante estes 34 dias de invasão e nos últimos oito anos de guerra no Donbass que apenas podemos confiar num resultado concreto.»


Sem comentários: