11/03/22

A MEDITAÇÃO DE SEXTA: «GUERRA E PAZ»

«... Os nacionalismos, o lado oculto da lua dos Estados-Nação, diz-nos a história, são a mãe e o pai de muitas guerras. E para nos usar mais uma vez como amostra, enquanto nós, portugueses, decerto responderíamos com um rosário de bocejos se algum adiantado mental nos propusesse pegar em armas e toca a recuperar Olivença!, já o nacionalismo exacerbado de Putin, empenhado em ressuscitar a Mãe Rússia, conseguiu ir enrijecendo (quanto e até quando?) num país que ainda há poucas décadas era a outra superpotência — e no mundo só havia duas. Afinal, o revanchismo (de revanche: vingança), movimento político associado à França quando esta, em 1871, derrotada pelos exércitos de Bismarck, perde as regiões da Alsácia e da Lorena e jura ufanisticamente vingar-se e recuperá-las, não tem exclusivo de bandeira.»

O RESTO AQUI

4 comentários:

Sara Monteiro disse...

Medo de tudo isto. Não vai ficar pedra sobre pedra. E agora vou ali ver se consigo respirar

JWCruz disse...

Entretanto, como a epopeia da adesão da Ucrânia à NATO não teve um final feliz e já nem o Zelensky acha boa ideia, o Ocidente decide contra-atacar com uma promessa de adesão da Ucrânia à UE e consequente integração na renovada Polítca Comum de Segurança e Defesa, ou seja, o mesmo que tentar apagar fogos com gasolina.

Ana Cristina Leonardo disse...

Pelo que li, consideraram apenas considerar o pedido.

JWCruz disse...

Tem razão....Tinha só prestado atenção às declarações dos países bálticos e da Von Der Leyen e fiquei chocado, mas sim, confirma-se, a decisão final foi a de suspender a avaliação do pedido enquanto a Ucrânia estiver em estado de guerra. Ainda bem.