30/09/22

EU NÃO DISSE QUE ERA UMA SABOTAGEM CONFUSA?


 

6 comentários:

Luís Lavoura disse...

A destruição do Nord Stream é como os assassinatos de físicos e engenheiros nucleares iranianos. Ninguém diz que fez nem que deixou de fazer, mas toda a gente com dois dedos de testa percebe perfeitamente quem foi o autor do crime.
No caso vertente, é particularmente grave porque é patente que foi um crime dos EUA contra a sua nominalmente aliada Europa. Esta última, cobardemente, cala-se.

Ana Cristina Leonardo disse...

Pois.

Miguel disse...

Talvez. Porém se o Putin tivesse um eventual interesse em dividir europeus e americanos, o que é que poderia fazer? E um resultado positivo valeria uns valentes biliões (1 bilião=10^9 mil milhões) ou não? Just wondering.

Miguel disse...

Acresce que caso houvesse uns russos a apertar-lhe os calos tentando levá-lo a apaziguar e a restabelecer o negócio do gaz com a Alemanha ... maintenant, c'est trop tard ou, por outras palavras, rebentar com os canos do gás seria adoptar a política do "fait accompli". Seria também uma boa linha para propaganda interna, sempre útil em momento de mobilização militar, né?: «eu não dizia?, os americanos fazem tudo para prolongar a guerra contra a mãe Rússia»

E, noutra linha, não há pelo leste da Europa uma catrefada de países (cada qual susceptível a influências de gente com pendor belicista) que odeiam os russos e que desconfiam apaixonadamente dos alemães?...

E, por fim, por que raio os americanos iriam fazer uma tal jogada num momento em que controlam absolutamente a Nato e em que conseguem comandar e coordenar a política externa das principais potências europeias (R.U., Alemanha, França) e fizeram anular o Nord Stream 2 sem gastar um grama de dinamite?

Ana Cristina Leonardo disse...

Miguel, espero que já tenhas encontrado resposta para as tuas perguntas. Quando puderes, partilha connosco.

Miguel disse...

Não vale a pena estar à minha espera: sou uma zero à esquerda em política internacional.