01/10/22

SABOTAGEM DOS GASODUTOS: O DIA EM QUE A ALEMANHA FICOU DE JOELHOS

«O sucedido ontem, 27 de Setembro de 2022, é um acontecimento de importância colossal. A Alemanha permaneceu completamente passiva perante a sabotagem dos gasodutos Nordstream 1 e 2. Ou seja, a Alemanha desistiu de exercer a sua soberania e responsabilizar a potência estrangeira responsável pela sabotagem. 

Os líderes de Berlim estão bem cientes do ridículo de acusar a Rússia. Mas então, virar-se para quem, a não ser para os Estados Unidos? A 7 de Fevereiro de 2022, Olaf Scholz não mostrou qualquer reacção quando, durante uma conferência de imprensa coletiva na Casa Branca, Joe Biden disse friamente que os Estados Unidos não hesitariam em “parar o Nordstream 2” em caso de guerra. A 27 de Setembro de 2022, tudo indica que os Estados Unidos passaram à acção. E a Alemanha encolheu-se: deixou de existir como potência política (...)»


5 comentários:

Anónimo disse...

"Tudo indica"? Para quem? Para a Ana Cristina Leonardo que já leva 150 opiniões erradas sobre a guerra, ainda nem acertou uma? É que até podem ter sido os americanos, mas se a Ana Cristina acha que foram eles isso que dizer que foram os russos, um dos meus métodos para analisar esta guerra é ver o que diz a Ana Cristina, normalmente o contrário está certo.

Rui Pinto disse...

Ontem telefonei ao Biden e ele confessou-me que as tomadas de posição da Casa Branca dependem das opiniões da Ana Cristina Leopardo. E eu disse - “Leonardo, Sr. Presidente” -, mas penso que ele não reteve a minha correcção. Tão focado está em decidir numa linha contrária.

Ana Cristina Leonardo disse...

Anónimo, obrigada por contar. Eu sou péssima em listas.

Ana Cristina Leonardo disse...

Rui Pinto, é Leopardo, sim senhor.

Ana Cristina Leonardo disse...

Luís Lavoura, creio que o inquérito à sabotagem vai ficar como a investigação ao desaparecimento da Maddie.