15/09/22

COVID 19: URSULA, A PFIZER E O SEGREDO DO NEGÓCIO

«Tribunal de Contas Europeu acusa Comissão de se recusar a divulgar pormenores de como foi negociado o maior contrato de vacinas da UE.

(...) a própria von der Leyen conduziu negociações preliminares para o contrato em Março e apresentou os resultados em Abril. Enquanto isso, uma reunião de conselheiros científicos prevista para discutir a estratégia de vacinas da UE para 2022 nunca aconteceu, escreve o tribunal. 

Ao contrário de outras negociações contratuais, a Comissão recusou-se a fornecer registos das discussões com a Pfizer, seja na forma de actas, nomes de especialistas consultados, termos acordados ou outras provas. "Pedimos à Comissão que nos fornecesse informações sobre as negociações preliminares para este acordo", escrevem os autores do relatório. "No entanto, nada nos foi disponibilizado."

(...) Não é a primeira vez que a presidente da Comissão tem problemas com mensagens de texto "desaparecidas". Enquanto foi ministra da Defesa alemã, um inquérito parlamentar sobre acordos bem pagos a consultores externos concluiu que um seu subordinado havia apagado acidentalmente mensagens de texto de telefone oficial dela, o mesmo tendo feito a própria von der Leyen. (...)»

Sem comentários: