22/07/22

CRISE DOS CEREAIS: À ESPERA DE BOAS NOTÍCIAS

A Turquia informou que hoje, sexta-feira, seria assinado um acordo entre a Ucrânia e a Rússia, com a participação das Nações Unidas, para a libertação dos grãos e fertilizantes, cuja retenção devido à guerra está a deixar o mundo à beira de uma catástrofe alimentar. 

Se o acordo for assinado  ainda não li notícias que o confirmem  será uma vitória, embora tardia, para todos os esfomeados da Terra e também para Erdogan, esse paladino da democracia que, ao contrário dos responsáveis da União Europeia, tem vindo a marcar pontos desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia. 

Mas diz que no fim a democracia sairá reforçada.

3 comentários:

Anónimo disse...

A fazer figas pelo sucesso desse acordo. Que se evite uma catástrofe. Mesmo que os protagonistas que o assinam não preencham os requisitos do que se considera politicamente correcto.

jj.amarante disse...

Mas olhe que esse Erdogan muito deve à obstinação da União Europeia em paralisar o processo de adesão, sobretudo os alemães que integraram mal os turcos imigrantes (se bem que com algumas excepções como o casal dono da BioNTech) e os franceses mais a sua diáspora arménia, se bem que os outros países grandes também tivessem relutância em admitir um país que, com os seus 80 milhões de habitantes, passaria a ser o mais populoso da UE. Os pró-adesão à UE perderam a credibilidade e as eleições, abrindo o caminho à vitória do Erdogan, e à pressão social para as mulheres passarem a usar véu, por enquanto apenas o hijab, depois se verá.

Ana Cristina Leonardo disse...

Bem sei, mas sobre isso não tenho opinião.