19/11/22

OS TRAUMAS DO PRIMEIRO MUNDO

Quanto à colonização europeia do mundo, é da História e não há volta a dar. De resto, chegaram-nos as lágrimas aos olhos ao saber que o italiano Gianni Infantino, presidente da FIFA, sofreu de bullyng em pequenino por ser ruivo e ter sardas.

«"Tendo em conta o que nós, europeus, andámos a fazer nos últimos 3 mil anos, devíamos era estar a pedir desculpas nos próximos três mil anos antes de começar a dar lições de moral. (...) Hoje sinto-me qatari, hoje sinto-me árabe, hoje sinto-me africano, hoje sinto-me homossexual, hoje sinto-me deficiente, hoje sinto-me um trabalhador migrante… Claro que não sou qatari, árabe, africano, homossexual ou deficiente. Mas sinto-me como tal, pois sei o que é ser discriminado, como estrangeiro num país diferente. Em criança fui alvo de bullying por ter cabelo ruivo e sardas. E sendo italiano imaginem…»

E nós imaginamos. Che cosa triste, Gianni! 

Sorte que não nasceu, além de ruivo e sardento, cego, coxo e corcunda. 

3 comentários:

João Lisboa disse...

Off topic: https://dererummundi.blogspot.com/2022/11/um-tesouro-as-cronicas-de-ana-cristina.html

Ana Cristina Leonardo disse...

Ó João, até corei! E há uma malta que gosta tanto de me dar para trás nos comentários do Público que me soube pela vida este elogio (exagerado, concedo) do teu pai. Já ia fazer um bolo, mas agora vou abrir um vinho! :))

João Lisboa disse...

"Já ia fazer um bolo, mas agora vou abrir um vinho!"

:-)))