11/11/22

MEDITAÇÃO DE SEXTA: «O FUTURO FOI ONTEM?»

«... Em paralelo à visão megalómana de Musk correm as mais variadas teorias da conspiração (agora propagadas em nome do Bem…) que acusam o multimilionário de ser um enviado de Darth Vader e de encabeçar um complot para dominar a “alma universal”, retomando uma expressão de Khlébnikov.

Mesmo se o levantamento do sigilo, pelo tribunal, às centenas de mensagens e emails trocados entre Musk e algumas das cabeças pensantes do Silicon Valley apenas revelou bajulação e vacuidades — plano zero! — nem por isso se deixou de insistir, sobretudo em vésperas de eleições intercalares nos EUA, num plano diabólico.

Mas o mundo já havia mudado completamente antes da compra da plataforma ou de Joe Biden atacar o magnata em público. Só quem estivesse muito desatento, não se aperceberia do Antes e Depois marcado pela suspensão pelo Twitter da conta de Donald Trump. E não se trata, claro, de defender Trump. Trata-se de registar, para memória futura, o facto de uma rede social poder silenciar o presidente dos EUA!

Entretanto, aqui pelo monte, com excepção dos smartphones que os netos insistiram que os avós comprassem, ainda não chegámos ao futuro. Os velhos continuam a morrer e a falta de chuva tem-nos oferecido um Outono de luz baça, encardida, azeitonas escassas e marmelos mirrados. Até ver, salvam-se as romãs.»

Sem comentários: