18/10/22

NÃO TENHO COMO DIZER ISTO DE OUTRA FORMA: ESTA MULHER OU É PARVA OU É MENTIROSA OU AS DUAS COISAS

«“Quando Putin começou a usar o gás como arma de guerra, nós previmos que isso ia acontecer [a escassez]. Discutimos já há oito meses soluções, vimos que ia levar tempo a autonomizarmo-nos da necessidade do gás russo”, defende a presidente da CE. O processo de autonomização da UE em termos energéticos foi, por isso “muito mais acelerado”.

7 comentários:

Luís Lavoura disse...

É mentirosa. Não foi Putin quem "começou a usar o gás como arma de guerra", foi ela, Ursula, quem decidiu, por seu livre arbítrio, deixar de comprar gás à Rússia.

Miguel disse...

Não vale a pena enervarem-se com ela. A Ursula não decidiu nada. Ela é a porta-voz. Desde que o Delors deixou o posto, os comunicados da presidência da Comissão passaram a fazer parte dos anúncios publicitários.

Luís Lavoura disse...

Ursula é mentirosa, mas isso nada tem de especial, em rigor. Os Estados mentem, como nos ensinou Noam Chomsky. Ser estadista inclui necessariamente ser mentiroso. Uma pessoa nunca deve acreditar naquilo que um Estado ou estadista diz.

Estevão disse...

Se até o Lukashenko ameaçou (e voltou a ameaçar) cortar o fornecimento de gás russo à Europa, muitos meses antes desta guerra, desta agressão bárbara da Rússia, não percebo como se pode culpar a Ursula ..

https://www.publico.pt/2021/12/01/mundo/noticia/lukashenko-volta-ameacar-cortar-fornecimento-gas-russo-europa-1987074

Luís Lavoura disse...

Estevão,
aquilo que a marioneta Lucachenco diz é irrelevante. O que importa é aquilo que se faz, não aquilo que se diz. E quem atuou concretamente no sentido de acabar com o comércio de gás (e de muitas, muitas outras coisas) entre a Rússia e a Europa não foi Lucachenco, foi a União Europeia, personalizada na empoada Ursula. Foi ela quem lançou uma bem concreta guerra comercial contra a Rússia. Não foram nem Putin nem Lucachenco que lançaram essa guerra.

Estevão disse...

Lukashenko diz o que Putin o manda dizer, E faz o que Putin o manda fazer. Antes deste pau-mandado ameaçar a Europa com o corte de gás russo, isto aquando das manifestações pós-eleitorais na Bielorússia, já Medvedev o tinha feito. Lembre-se que na altura Merkel pediu explicações a Putin. Haja memória e isenção ..
Não há dúvida que Putin tentou chantagear a Europa. Acertadíssima esta postura da Ursula.

Anónimo disse...

Lavoura você tem toda a razão.
O Estevão está na onda do mainstream e não consegue ver um boi à frente quanto mais as verdadeiras razões de tudo o que está a acontecer.

A mulherzinha dos casaquinhos é perigosa, é um pau mandado dos sionistas americanos multi milionários (rothschilds e rockefeller) que são os que mandam nos States e na Europa.

O Estevão, poderia ter um pequeno rasgo de inteligência e questionar sobre a razão das sanções à Russia estarem a infligir, não na Rússia como pretendiam, mas nos europeus. O que é que os europeus contribuiram ou têm a ver com a guerra?