19/10/22

A DIPLOMACIA PELO CANO: DE BRENDA LEE A JOSEP BORRELL, I'M SORRY, I'M SORRY, I'M SORRY

Quando Brenda Lee gravou nos anos 60 do século passado o que viria a ser um hit da música country, mal imaginava ela que no século XXI a moda do I'm sorry chegasse tão longe.

«Josep Borrel pede desculpa, mas nega racismo. A declaração do representante  para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança da União Europeia surge depois de este se ter referido à "Europa" como um "jardim" e à maior parte do resto do mundo como uma "selva" que "poderia invadir o jardim" (...)»




4 comentários:

Luís Lavoura disse...

Claro que não é racismo. Não há qualquer mênção a raça nas palavras de Borrell.
Mas é muitíssimo feio. Ele está a chamar "selvagens" aos outros povos. E eu não quero a União Europeia governada por gente que diz coisas destas.
A União Europeia precisa de imigrantes como de pão para a boca. Não precisa de alguns imigrantes diferenciados; precisa de milhões de imigrantes todos os anos, com todos os níveis de educação. E é lamentável que os dirigentes de topo europeus não consigam meter isto nas suas cabeças.
A União Europeia tem 500 milhões de pessoas, que vivem em média até aos 83 anos de idade. Morrem portanto em média 500/83 = 6 milhões de europeus por ano. E deveriam nascer portanto 6 milhões de bebés. Mas a natalidade na União Europeia é, tipicamente 2/3 daquilo que deveria ser para repôr a população. De onde se deduz que há um défice de 2 milhões de bebés por ano na União. De onde sai que a União precisará de receber 2 milhões de imigrantes por ano.

joão viegas disse...

Não costumo concordar com o Luis Lavoura, mas neste caso acho que ele esta pejado de razão. Não digo que não existam excessos na moda da cultura da vigilância contra o racismo, contra o imperalismo e contra a cultura de dominio desigualitario. Mas neste caso concreto, pese embora não se trate de facto de racismo, temos declarações de uma sobranceria perfeitamente chocante e que merece o mais franco repudio. O pedido de desculpas justifica-se e é um minimo.

Ja agora, cabe talvez lembrar que é discutivel que os Europeus tenham sido os primeiros a ter jardins (para não dizer mais do que provavelmente falso...), e que o imperialismo europeu, que existiu sim senhora, é directamente responsavel pela destruição de muitos jardins neste mundo. Portanto as declarações do homem são particularmente infelizes. E' possivel que vejamos alarves em muitos sitios onde não os ha. Mas quando estamos perante um obvia e gritante alarvidade, ha que saber reconhecê-lo... julgo eu de que...

Boas

Estevão disse...

Assim criticassem os amigos de Putin, já que este nunca o fará, as bojardas do Medvedev‎ ..

M. Adelaide Carvalho disse...

Tinha de vir o Putin, nem que fosse metido a martelo...