28/08/22

PARA ELES DIZEREM ISTO EM PÚBLICO, IMAGINEMOS O QUE VEM AÍ

«O chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell, afirmou que o bloco está a enfrentar desafios significativos devido às sanções que impôs à Federação Russa.»

3 comentários:

Luís Lavoura disse...

É um grande progresso, ele reconhecer que os problemas ("desafios significativos") se devem às sanções impostas pela União e não às ações da Rússia. Ele reconhece portanto que os problemas são culpa da União e que, em princípio, eles podem ser resolvidos se ela inverter o seu rumo.
A conversa da Ursula tem sido a contrária, que os problemas se devem à "chantagem" que a Rússia estaria a fazer sobre a União. Quando é evidente que a Rússia não está a fazer chantagem nenhuma, a União é que está a dar tiros nos próprios pés.

Luís Lavoura disse...

Lendo a notícia lincada, apercebo-me de que a citação de Borrell não inclui a frase "devido às sanções que impôs à Federação Russa", a qual aparentemente foi uma criação dos jornalistas. Ou seja, os jornalistas puseram na boca de Borrell algo que ele não disse. Se assim foi, o meu comentário anterior fica sem efeito. Infelizmente.

Ana Cristina Leonardo disse...

Não me parece que tenham posto nada. Lê-se as declarações e evidentemente a crise vem na sequência das sançõese o título do artigo não é um delírio. Onde está a dúvida? Aliás, nem ele nem a Ursula o negam. Apenas dizem que é o preço a pagar pela democracia (cof, cof, cof).