27/08/22

O SUICÍDIO É A ESTRATÉGIA DA EUROPA?

Enquanto cresce o pânico na Europa com a proximidade do Inverno e a Ursula nos manda mudar de electrodomésticos  em Londres já se fala de catástrofe e de mortes anunciadas em consequência dos preços da energia praticados e previstos — nada nos garante que os cofres russos tenham sido afectados significativamente pelas sanções.

«... Nem a Grã-Bretanha nem os países ocidentais como um grupo podem isolar a Rússia por si mesmos. Embora a Rússia tenha exportado menos petróleo e gás para o Ocidente, aumentou as exportações para a Índia e a China. Podemos ter a certeza de que alguns desses combustíveis não estão a voltar para a Grã-Bretanha? Como escrevi aqui em junho, há sinais de que o petróleo russo está a chegar à Europa via Índia. (...)»

2 comentários:

Anónimo disse...

Já leu?

https://www.nytimes.com/2022/08/22/opinion/russia-china-trade-surpluses.html?smid=fb-nytopinion&smtyp=cur

<(") Ash

Ana Cristina Leonardo disse...

Obrigada pelo link. Gostaria de acreditar no optimismo do Krugman. E provavelmente ele está certo do ponto de vista económico. Mas a História, além de ser uma história de longo prazo, não se faz só dos fracassos e êxitos económicos. Outros factores, como o malfadado nacionalismo, conta muito. E se lhe acrescentarmos as alterações climáticas, estamos bem phodidos.