20/07/22

A LOUCURA NORMAL: «A Ucrânia é agora essencialmente um campo de testes» — olha que bom!

Chegámos a um ponto tal que ler que um país pede voluntariamente para servir de palco de testes de armamento de ponta já não leva ninguém a questionar-se sobre o grau de loucura a que chegámos. 

E esquecem por um segundo o Putin que amanhã ou depois há-de estar a fazer tijolo como qualquer um de nós. 

«O ministro da Defesa da Ucrânia voltou a pedir, esta quarta-feira, aos Estados Unidos e restantes parceiros internacionais que continuem a enviar armas de tecnologia de ponta para o país devastado pela guerra, descrevendo os campos de batalha como um valioso “campo de testes” para novas armas.

Oleksii Reznikov assegurou que a defesa resoluta da Ucrânia contra a invasão da Rússia mostrou que as forças de Kiev são capazes de lidar com as armas mais modernas e devastadoras que os países da NATO possam oferecer, o que inclui o sistema de artilharia HIMARS, fabricado nos EUA, parcialmente creditado por estabilizar a linha de frente no leste e no sul nas últimas semanas, referiu Reznikov.

“A Ucrânia é agora essencialmente um campo de testes”, explicou Reznikov, num evento online do Atlantic Council, think tank americano. “Muitas armas estão agora a ser testadas em condições reais de batalha contra o exército russo, que possui sistemas de alerta próprios”, apontou. (...)»

2 comentários:

Luís Lavoura disse...

O ministro da Guerra ucraniano está essencialmente a ser realista, a ser naif, a falar da realidade tal como ela efetivamente é.
Os países produtores de armas, notavelmente os EUA, necessitam regularmente de guerras nas quais possam experimentar e exibir a eficácia dessas armas, para que esses outros se sintam desejosos de as comprar.

Ana Cristina Leonardo disse...

Luís, sou de opinião que a hipocrisia é um avanço civilizacional. Estamos a recuar a todo o vapor.