19/06/22

PROVAVELMENTE SOU SÓ EU QUE REPARO NESTAS COISAS MAS UMA URSULA É UMA URSULA É UMA URSULA

A Senhora Ursula von der Leyen, que é uma senhora que gosta de dizer coisas, veio há poucos dias escrever no Twitter, ilustrando-se com uma sorridente fotografia de si própria, que "Os ucranianos estão dispostos a morrer pela perspectiva europeia. Nós queremos que eles vivam connosco o sonho europeu". ("Ukrainians are ready to die for the European perspective. We want them to live with us the European dream.")

Não me vou pronunciar sobre aquilo a que estão dispostos os ucranianos, muito menos sobre aquilo por que estão dispostos a morrer.

Mas isto vou afirmar preto no branco: alguém que acha que as pessoas estão dispostas a morrer por uma PERSPECTIVA não passa de um imbecil burocrata.

2 comentários:

Anónimo disse...

Tem o meu aplauso (Não, não é a assobiante)!

<(") Ash

Luís Lavoura disse...

Não me vou pronunciar sobre aquilo a que estão dispostos os ucranianos

Pois eu penso que é sobre isso que é preciso pronunciarmo-nos. Pois que "os ucranianos" é uma classe muito vasta de 40 milhões de pessoas, e essas pessoas estão dispostas a diferentes coisas. Não têm todas uma disposição única e indiferenciada. Todos os ucranianos são diferentes e estão (in)dispostos a coisas diferentes.