02/12/23

MEDITAÇÃO DE SEXTA: «O Espectáculo do Mundo»

«(...) Se com a invasão da Ucrânia pela Rússia, qualquer um que ousasse considerar ridícula, ou pelo menos temerária, a comparação de Zelensky com Churchill tinha mais hipóteses de ganhar a lotaria do que de não ser apelidado de putinista, a guerra em Gaza voltou a reeditar o extremar dos campos, arriscando-se todo o qualquer cidadão – onde me incluo – que recuse a equivalência moral entre o comportamento do Hamas e a resposta do exército israelita a ser classificado desumano, sionista, colonialista ou qualquer outra coisa desagradável acabada em “ista”. Vou correr o risco. »

5 comentários:

Anónimo disse...

Tenha vergonha!
Pode-se pensar que você acha que a maioria da população mundial, em enormes manifestações a favor dos palestinos, é constituída por gente burra, anormais, ah! na sua linguagem, uns anti semitas.
O que pensará o sua cabeça sobre a desproporção da mortandade? provavelmente merda, pois o importante é defender o estado sionista Israel.




Mário Sérgio disse...

Que vento terá passado pelo Café do Monte?
Continuarei a ler as suas crónicas, mas alguma coisa se perdeu... algo não pode estar ligado...
«O meu pai ligava a telefonia, um luxo daqueles tempos, a minha mãe servia aniz em cálices de vidro fino que se punham rosados à contraluz...»
Ou será uma qualquer imprevidência!
«Passar metade da vida a ler livros, não garante a velhice a ningué..»

Anónimo disse...

Tenha respeito!
Acompanho o percurso da autora há muitos anos e só mentes pouco reflexivas, no mínimo , podem fazer comentários deste jaez.

Anónimo disse...


Mário Sérgio, nem mais, eu não diria melhor!




Anónimo disse...


A criatura vendeu a alma ao Diabo! provavelmente para sobreviver, já que nunca fez nada na vida senão ler e outros fogos de artifício.

O autor do Blogue "Antologia do Esquecimento" traçou-lhe um perfil maldito de incoerências.


"... Também no Ocidente a jogada do Hamas tem colhido frutos. Tantos que até gays e queers pela Palestina saíram em festa, mesmo sabendo-se que numa rua de Gaza (ou da Cisjordânia) não sobreviveriam um dia. Manifestações gigantescas. A Palestina aos palestinianos, from the river to the sea, entoam, e enquanto isso falam de dois Estados. As imagens de destruição, o número de mortos avançados, sobretudo as mortes de crianças, vêm gerando uma valente onda – não tenhamos medo das palavras – anti-israelita."
Ana Cristina Leonardo, no Público.



"... Leonardo queixa-se da imposição do pensamento único, invocando o estado miserável de debate público aquando da invasão da Ucrânia pela Federação Russa, fazendo agora exactamente aquilo que critica e criticava, ou seja, adoptando uma perspectiva unilateral e maniqueísta deste conflito: Hamas = maus / Israel = bons. Ora, não poderemos adoptar apenas uma perspectiva humanista que se manifeste contra a guerra e pelo direito à autodeterminação dos povos? As críticas a Israel colocam-nos do lado do Hamas? Desde quando? Porquê? ...

Com o título "NÓDOA"
https://universosdesfeitos-insonia.blogspot.com/2023/12/nodoa.html