17/03/23

MEDITAÇÃO DE SEXTA: «Olhar os lírios no campo»

« ... A esperança no controlo dos preços aumentou – mais do que a água na barragem que se mantém praticamente nua – quando ouvimos Maria do Céu Antunes, a responsável pelas hortaliças, anunciar um Observatório de Preços.

Há quem observe pássaros, como bem notou o poeta Manuel António Pina, e cito:

“A poesia vai acabar, os poetas / vão ser colocados em lugares mais úteis. / Por exemplo, observadores de pássaros / (enquanto os pássaros não / acabarem). Esta certeza tive-as hoje ao / entrar numa repartição pública (…)”

mas como é sabido Manuel António Pina está morto e Maria do Céu Antunes está viva e, sobretudo, é ministra, não poeta (ou poetisa, subentenda-se…). Assim, um observatório de preços assenta-lhe muito melhor.

Uma única coisa preocupa alguns dos habitantes do monte. Embora tenha sido anunciado em Maio de 2022 e formalizado por decreto governamental em Outubro do mesmo ano, a entrada em funcionamento do Observatório não tem data marcada: “num futuro próximo”, disse a ministra. 

Ora, compreendendo que um observatório de preços não é coisa que se construa assim do pé para a mão – até a construção de um abrigo para birdwatching tem a sua ciência –, alguns, já de idade avançada, temem que o “futuro próximo” lhes fique curto, e outros, embora mais novos, interrogam-se se será antes ou depois do final da guerra. (...)»

1 comentário:

Miguel disse...

Há uns tempos partilhaste aqui uma tribuna do Henri Guaino. Lembrei-me disso a propósito desta entrevista que ele deu na semana passada ao thinkerview. Ainda só ouvi meia hora (ouço estas coisas aos bocadinhos), mas vale bem a pena do que já ouvi. Um senhor, algo melancólico, com um ar estranhamente humano por comparação com os políticos que por aí andam. E o mais estranho é que nunca pensei recomendar duas horas de um colaborador do Sarkozy!...

https://www.youtube.com/watch?v=PCZjiWgR4Bk