04/11/22

MEDITAÇÃO DE SEXTA: «UM MUNDO PERFEITO»

«Elon Musk, o multimilionário que comprou o Twitter por 44 mil milhões de dólares, na véspera de o negócio estar fechado passava a definir-se no seu perfil na rede social como “Chief Twit”, chefe idiota em tradução literal, bobo da corte na minha tradução livre. Já na condição de patrão efectivo, deixaria um aviso (e não, não falo da libertação do tal pássaro que o comissário do Mercado Interno, Thierry Breton, veio logo advertir, no próprio Twitter, que entre nós teria de voar segundo as regras da União Europeia). Falo disto, publicado a 28 de Outubro: “Comedy is now legal on Twitter”.

Não sejamos ingénuos. Se “a um morto nada se se recusa” como escreveu Mário de Sá Carneiro, menos ainda se recusa a um milionário aparentemente bem de saúde. Diz-me a experiência, e John Locke não me deixaria mentir, que milionários de confiança só os falidos, o que é em si uma contradição nos termos. 

Assim, é com saudável cepticismo que encaro a galhofa cool de Musk. Não é em vão que se frequentou a Pastelaria de Mário Cesariny: “… Que afinal o que importa é pôr ao alto a gola do peludo / à saída da pastelaria, e lá fora — ah, lá fora! — rir de tudo / No riso admirável de quem sabe e gosta / ter lavados e muitos dentes brancos à mostra”. (...)»

Sem comentários: