23/10/22

CRISE ENERGÉTICA: MACRON CRITICA ESTADOS UNIDOS

O presidente francês sublinhou em Bruxelas que os preços a que os EUA vendem para a Europa são três a quatro vezes mais elevados do que os praticados no mercado interno americano. 

As exportações de gás natural dos Estados Unidos para França aumentaram 421% durante os primeiros oito meses deste ano. Quanto aos preços do GNL (gás natural liquefeito) aumentaram 1 094% apenas durante o mês de Agosto.

Eu não sou de intrigas, mas quem diz que a guerra não é um grande negócio foi decerto dispensado de ir à tropa.

2 comentários:

Estevão disse...

Não me parece que a guerra tenha sido iniciada para esses produtores ganharem mais com a venda do seu gás. Será, a meu ver, um aproveitamento da guerra iniciada pela Rússia.
Antes desta bárbara guerra também se viam aumentos estapafúrdios.

Por exemplo, em 2014, “… A Rússia aumentou em 80% o preço do gás vendido para a Ucrânia …”

https://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=26&did=144208

“ … No início de 2006, a Gazprom pediu à Ucrânia $150 por 1000 m3, um aumento de 300% sobre o preço anterior. …”

https://www.revistamilitar.pt/artigo/521

Etcétera, etcétera ..

O argumento de que a guerra foi causada por quem dela beneficia, os EUA -- como dizem muitos pzp’s que conheço --, não colhe ..

Miguel disse...

A fraqueza da Europa é da sua própria responsabilidade. Os europeus desperdiçaram um período relativamente estável entre 1995 e 2008 para se coordenarem; agravaram a situação no pós-2008 ao destruírem qualquer réstia de espírito europeu (já combalido de referendos falhados e outros pecadilhos), etc etc A cereja em cima do bolo foi no outro dia a admissão de pura incompetência política da parte da mais importante dirigente europeia (Angela Merkel) dos últimos trinta anos quando afirmou que voltaria a apostar no gás russo pois este era o mais barato. Depois disto tudo, estavam à espera que os europeus tivessem uma política autónoma dos EUA? A nossa situaçao de impotência política e geo-estratégica é o resultado de um processo político com décadas.