20/10/22

AINDA O JARDIM E A SELVA DO SANTO BORRELL...

Portanto, o homem afinal só defendeu que os jardineiros — que são os europeus que vivem no Jardim (Jardim=Europa) — deviam confraternizar mais com os selvagens — que é o nome que vem no dicionário para definir os habitantes da Selva (Selva=maioria do Mundo) — para ver se os selvagens não invadiam o Jardim e davam cabo dele.

Suponho que assim a modos que à imagem dos missionários que foram levar a Palavra de Cristo aos Infiéis. E que dizia a Palavra?
Que somos todos Irmãos. Naturalmente, a coisa só azedou quando se depararam com malta que não quis pertencer à Família.
Resumindo, para me manter no terreno da Teologia: de boas intenções está o Inferno cheio.

3 comentários:

joão viegas disse...

Ola,

Tanto quanto julgo saber, não azedou apenas com esses. Não consta que os desgraçados colocados em aldeias onde morriam como moscas sob o olhar condescendente dos padres tivessem melhor sorte. Existem textos de alta teologia missionaria onde os bons padres se congratulavam que muitas crianças morressem logo a seguir ao baptismo, uma vez que assim se ganhavam de certeza umas almas, sem correr os riscos inerentes ao desenvolvimento de provaveis tentações de resistir à celestial mensagem.

Isto para dizer que os piores selvagens, as bestas mais sanguinarias, não estavam necessariamente fora do tal "jardim"...

Boas

Estevão disse...

Voto na selva, essa maravilha onde até jardins se podem criar. Faço-o em detrimento do jardim, já tão distante da selva e onde só resta envelhecer e definhar. Desta caminhada medita a Teologia, aqui tão injustamente trazida em “momento Borrell”.
Já agora, a talho de foice e martelo, quer-me parecer que o Putin não tem momentos destes. Talvez apenas momentos Putin. A palavra aos seus amigos ..

Monteiro disse...

Ouvi dizer que é catalão e se fosse obrigado só a falar espanholês, gostaria?