26/09/22

O QUE RESTA DA ESQUERDA?

Ler as declarações sobre a responsabilidade da chamada direita tradicional no avanço galopante da extrema-direita torna-se doloroso.

Sem soluções alternativas, a esquerda agoniza há anos ligada ao balão de oxigénio dos chamados temas fracturantes e identitários que, na realidade, inventam mais problemas do que soluções.
Eu vivo numa aldeia mínima, isolada e envelhecida, com meia dúzia de pessoas. No concelho inteiro não se vendem jornais. Em caso de urgência, o hospital mais próximo fica quase a 100 quilómetros.
Entretanto, há casais de lésbicas a viverem juntas na mesma casa, umas nacionais, outras estrangeiras. Há homossexuais. Ninguém quer saber disso para nada. Como dizia a outra, desde que não o façam na rua nem assustem os cavalos.
Quanto ao racismo, confirmei aquilo que já sabia: os suspeitos do costume são os ciganos, embora passem meses e meses sem que se veja um cigano. Já ao marroquino que vem de Espanha e buzina quinzenalmente a vender roupa fazem-lhe uma festa.
Os poucos jovens querem-se pirar daqui. Não há empregos.
Os poucos empregos que existem dependem da Câmara, do Lar /Misericórdia, e dos Bombeiros. Não há transportes. É um marasmo. Um dos peixeiros desistiu de cá vir. O homem que vendia carne, avariou-se-lhe a carrinha e os poucos bifes que vendia não compensavam o custo do arranjo. Arrumou as botas e os enchidos.
Eu gosto do sossego disto porque estou a ficar velha e já viajei um bocado. Mas mais velha e certamente mais aburguesada do que eu está a esquerda.

3 comentários:

Anónimo disse...

Já percebo o problema do tamanho do écran...

Um grande abraço.

<(") Ash

Luís Lavoura disse...

Excelente retrato da vida no concelho de Castro Marim (ou será Alcoutim?)
Então e as centrais solares que estão a construir aí, não dão emprego a ninguém?
A homossexualidade é em boa parte um tema importado de outras paragens (anglossaxónicas, claro). Os EUA exportam os temas políticos e nós, parvos como sempre, importamo-los. Em Portugal desde há dezenas de anos que há grande tolerância para com os homossexuais, aliás há inquéritos ou estatísticas que dizem que é dos melhores países do mundo para se ser homossexual.

Ana Cristina Leonardo disse...

As centrais solares (há uma e outra em construção) criam alguns postos de trabalho durante a montagem, depois têm um guarda ou dois. E embora se chamem centrais solares parecem uma paisagem lunar.