23/09/22

ELEIÇÕES EM ITÁLIA AMANHÃ: A INTELIGÊNCIA DA URSULA NÃO PÁRA DE ME SURPREENDER

Com a Europa a ficar de pantanas graças à guerra na Ucrânia e com a vitória da direita mais à direita praticamente garantida para amanhã em Itália (seguindo os resultados da Suécia...), a Ursula von der Leyen não lhe ocorreu nada mais sensato, quando perguntada sobre as «figuras próximas de Putin» que estão entre os candidatos italianos, do que, sorridente, proferir uma ameça: «Veremos o resultado da votação em Itália. Se as coisas forem numa direcção difícil, temos intrumentos, como foi o caso da Polónia e da Hungria».

Além de Matteo Salvini ter, claro, imediatamente aproveitado a deixa para conseguir mais uns votos de protesto contra os burocratas de Bruxelas, acusando Ursula de bulliyng e declarando que vai apresentar uma moção de censura contra a presidente da Comissão Europeia  «O que é isto, uma ameaça? Isto é de uma arrogância vergonhosa [ela] tem de respeitar a liberdade, a democracia e a soberania do voto do povo italiano»  confirmamos que na União Europeia o respeito pelas regras da União se impõe da forma mais democrática possível: corta-se nos fundos e fica o assunto resolvido. 

O método tem dado óptimos resultados com o grupo dos eurocépticos a crescer (esqueçamos o Brexit...) e pelo menos desde 2009, quando os irlandeses tiveram de repetir o referendo de rectificação do Tratado de Lisboa para a coisa dar maioria ao SIM, se ficou a perceber que isto se não for a bem, vai em nome do Bem. 




2 comentários:

Luís Lavoura disse...

À Ursula fugiu-lhe a boca para a verdade.
(De facto, o corte de fundos que a União agora vai fazer à Hungria não se deve a esta violar os princípios liberais na sua organização política interna, mas sim ao facto de ela estar a comprar cada vez mais gás russo e com isso ter a sua indústria a fazer concorrência "desleal" à alemã.)

Anónimo disse...

Então não sabe? As eleições em Itália já foram. Tem estado doente? É que por aqui anda tudo muito feliz e contente, até parece o 25 de Abril, salvo seja, porque eles, as televisões e os cangalheiros estão com muitas saudades do Mussolini e do Hitler, só é pena eles terem tido o destino que tiverem, deve ser muito romântico anteverem um destino assim.