19/08/22

MEDITAÇÂO DE SEXTA: OFENDIDOS DE TODO O MUNDO, UNI-VOS

«... se entendermos por ironia não só a expressão retórica em que se enuncia o contrário daquilo que se quer significar, mas adicionarmos o conceito, vamos dizer, aos elementos da Tabela Periódica — “O Homem pensa, Deus ri” é um provérbio hebraico que dá bem conta da situação, com o riso divino a soar muitas vezes cruel, como no episódio em que Deus manda Abraão trazer Isaac para ser assado no espeto enquanto vai por trás e ordena a um Anjo que tenha à mão um carneiro… —, talvez então as meras circunstâncias temporais não bastem para explicar a risibilidade trágica e intrínseca dos factos. Afinal, tudo somado, nada de mais irónico do que a vida arrastar consigo, e necessariamente, a morte. (...)

O movimento de apoio incondicional a Rushdie que se gerou por altura da fatwa cedeu lugar à tibieza e às generalidades condenatórias. Na imprensa insiste-se no “alegado” atacante, escreve-se que os seus motivos estão por esclarecer, culpa-se o obscurantismo, o ódio e blá-blá-blá...

Já em 2015, quando o PEN Clube decidiu atribuir o prémio de liberdade de expressão ao Charlie Hebdo, não foram poucos os escritores a opor-se. Evitando censurar abertamente a revista, faziam notar que talvez esta tivesse ido longe de mais. E a propósito de críticas bisonhas, recordo sempre as palavras de Fernando Savater publicadas em 2006 no El País, a propósito das famigeradas caricaturas de Maomé. Referindo-se a um artigo do fundador de Le Nouvel Observateur, escrevia o espanhol: “Jean Daniel informou-nos, nestas mesmas páginas, que aceita a blasfémia sempre que acompanhada de bom gosto e dignidade artística: ele é daqueles que apenas apreciam stripteases quando são feitos ao som de Mozart”.

Quanto a Salman Rushdie, não só apoiou a decisão do Pen Clube, como diria com frontalidade ao L’Express: “Se os ataques a Os Versículos Satânicos tivessem ocorrido hoje, essas pessoas não me teriam defendido e teriam usado idênticos argumentos contra mim, acusando-me de insultar uma minoria étnica e cultural” (...).

1 comentário:

Anónimo disse...

Já leu?

https://charliehebdo.fr/2022/08/societe/religions/cologne-les-mecreants-celebrent-salman-rushdie-et-preparent-lavenir/

<(") Ash