31/08/22

ESTAMOS ENTREGUES A INTELIGENTES COM UM QI MAIOR DO QUE O DA SHARON STONE

Putin invade a Ucrânia. Começa a guerra. A Nato a primeira coisa que faz é avisar o Putin de que não se vai meter. A União Europeia a primeira coisa que faz é avisar o Putin de que no futuro próximo  não fosse ele pensar que era para já e assustar-se  tenciona deixar de se abastecer na Rússia.

E agora vem a Ursula chorar e vender-nos a "energia renovável limpa" quando anda tudo (quem pode) a recorrer ao  carvão e ao nuclear?! Mas isto é uma guerra ou são crianças a brincar aos índios e aos cowboys?

É que o que é demais é moléstia!

«Europen Commission President Ursula von der Leyen blasted Russian President Vladimir Putin as the 27-nation bloc reeled under a severe energy crisis. While speaking at the Baltic Sea Summit on Tuesday, she claimed that the electricity market is no more a functioning market because of Putin and blamed him for destroying the EU energy market. (...)»

1 comentário:

Luís Lavoura disse...

O mercado de energia elétrica não está de facto a funcionar, mas isso não é culpa de Putin, é culpa de os preços do gás natural nos mercados "spot" terem subido acentuadamente, e é culpa das regras estúpidas pelas quais esses mercados se regem, as quais regras dizem que o preço pago a TODOS os produtores de eletricidade deve ser igual ao preço de produção da última unidade de eletricidade necessária (isto é, ao preço marginal). Essas regras eram boas quando todos os produtores de eletricidade tinham preços marginais próximos uns dos outros, mas já não são boas quando alguns produtores têm preços muito mais altos do que outros.
O problema não é Putin, o problema é a necessidade de alterar as regras de formação de preços, regras essas que se tornaram obsoletas com a massificação das energias renováveis.