26/07/22

REDUÇÃO DE CONSUMO DE GÁS NA UNIÃO EUROPEIA: Afinal, não eram só os mais pobres que andavam a viver acima das suas possibilidades!


Em comunicado, a presidência checa do Conselho da UE dá conta de que, “num esforço para aumentar a segurança do aprovisionamento energético da UE, os Estados-membros chegaram hoje a um acordo político sobre uma redução voluntária da procura de gás natural em 15% este Inverno”, estando também prevista a “possibilidade de desencadear um ‘alerta da União’ sobre a segurança do aprovisionamento, caso em que a redução da procura de gás se tornaria obrigatória”.

De acordo com o Conselho, da iniciativa fazem agora parte “algumas isenções e possibilidades de solicitar uma derrogação ao objetivo obrigatório de redução, a fim de refletir as situações particulares dos Estados-membros e assegurar que as reduções de gás sejam eficazes para aumentar a segurança do aprovisionamento na UE”. (...)» 

5 comentários:

Alfinho disse...

O que não deixa de ser curioso é continuar a ouvir Ursula von der Leyen falar sobre "chantagem energética" quando as sanções foram aplicadas pela UE, e de forma sucessiva. Mas parece-me difícil que as excepções não se tornem maiores do que a regra, mesmo à custa do sacrifício dos países do sul da Europa, que não será suficiente

Anónimo disse...

Está redução é a favor da Alemanha, poupam os países pobres, para dar à rica Alemanha. Fuck the US.

Ana Cristina Leonardo disse...

Alfinho, a guerra do gás, ou das turbinas, há-de ficar para a história como a coisa mais caricata que Deus ao mundo mandou...

Ana Cristina Leonardo disse...

Anónimo, andou a ouvir o Abrunhosa?

Anónimo disse...

Portugal não quer poupar gás porque descobriu algum furo? Ou será para que o Putin não fique rico à nossa custa e vamos deixar de gastar gás e apenas energias alternativas? Como é que os estúpidos dos outros países não fazem o mesmo?