20/07/22

IRÁ PUTIN ARRISCAR JÁ O TRUNFO DA GAZPROM?

Nos últimos dias, e digo-o com tristeza porque custa-me assistir a tanta parvoíce a ser paga em vidas humanas (descontadas as que no futuro irão continuar a pagar...), a UE tem andado feita barata tonta às voltas com a possibilidade de Putin, apesar do Canadá ter enviado a turbina para a Alemanha e a Alemanha ter enviado a turbina para a Rússia, não repor o fornecimento de gás.

Diz a Reuters que, segundo fontes bem informadas, afinal a possibilidade de o gás voltar mesmo às torneiras é grande. E eu até apostava ir a Fátima a pé em como Putin  e não reconhecer a inteligência do inimigo é meio caminho andado para o desastre...  não gastará ainda o trunfo que tem na manga, 

Mas eu nunca fui à tropa nem percebo de estratégia militar. Li foi um número suficiente de romances (dos bons, evidentemente) para ser capaz de não ir na conversa do "louco" e do "psicopata". Porque, evidentemente, a realidade, ao contrário da propaganda, não precisa de acrescentos e dá-se mal com hipérboles. 

«A agência Reuters avança que o funcionamento do gasoduto Nord Stream 1 vai mesmo recomeçar na quinta-feira com base em duas fontes familiarizadas com os planos de exportação.

O gasoduto, que representa mais de um terço das exportações de gás natural russo para a União Europeia, foi interrompido para dez dias de manutenção a 11 de Julho. Na manhã desta terça-feira, o Wall Street Journal informou que a Comissão Europeia não esperava que o gasoduto Nord Stream 1 fosse reaberto no prazo previsto.

Fontes familiarizadas com os planos de exportação de gás russo desmentem a notícia. Falando sob condição de anonimato devido à sensibilidade da questão, as fontes explicaram à Reuters que se esperava que o gasoduto retomasse o funcionamento na quinta-feira, como previsto, mas com uma capacidade abaixo da normal.»

E se se confirmar a reabertura lá meteu outra vez água a União Europeia.

3 comentários:

mensagensnanett disse...

A conversa do Putin psicopata só vai passando nos locais aonde não existe o direito à contra-resposta.
Adiante.
.
.
O europeu-do-sistema:
- mandou armas (e dinheiro) para um governo que utilizava milícias neonazis para silenciar opositores: nomeadamente aqueles que defendiam negociações de paz.
Mais:
- políticos ucrânianos (inspirados em Sun Tsu, dizem eles) disseram que os acordos de Minsk não eram para cumprir... destinavam-se apenas a ganhar tempo no sentido de tornar o exército ucrâniano mais poderoso.
Sim:
- o Ocidente procurou usar a Ucrânia como barriga de aluguer para colocar a Russia ao nível do tempo de Ieltsin.
[armas da NATO para a Ucrânia, sansões económicas à Russia]
.
.
Durante décadas a NATO implementou o caos (guerras, revoluções, golpes) em várias regiões do planeta:
- aonde existiam governos não interessados em vender as suas riquezas...
SIM:
- inúmeros focos de tensão (Iraque, Líbia, etc) fabricados pelo Ocidente XX-XXI... culminaram exactamente, inevitavelmente, fatalmente, no mesmo resultado: a exploração de riquezas passou a ficar na posse de multinacionais Ocidentais.
Mais,
o cidadão da NATO sonha com uma Russia (um território imenso com apenas 140 milhões de habitantes) ao nível do Iraque, Líbia, etc, isto é, sonha com uma Russia no caos... e... multinacionais Ocidentais a fazerem compras no caos.
.
Um foco de tensão (armadilha) criado pelos gurus da NATO em conluio com os mercenários de Zelensky:
- a ameaça de, via Ucrânia, estrangular a economia russa, leia-se: cortar o acesso da Russia ao oceano Atlântico.
.
.
.
NÃO É A RUSSIA QUE PRETENDE SAQUEAR AS RIQUEZAS DOS PAÍSES DA NATO... OS PAÍSES DA NATO É QUE PRETENDEM SAQUEAR AS RIQUEZAS DA RUSSIA.
.
.
Provocações da NATO que caíram em saco roto:
- os 300 mil militares na fronteira da Russia;
- a adesão da Suécia e Filândia;
- o bloqueio de transportes de mercadorias para Kaliningrado;
- generais da NATO dizem que a NATO deveria estar pronta para usar armas nucleares, e que: «Putin, não tente competir conosco»
... todavia, no entanto... sim, pois, mas... a Russia não vai dispersar a sua atenção:
-> não vai permitir que seja cortado o acesso da Russia ao Oceano Atlântico
-> não vai vender as suas riquezas a multinacionais.

acvmoz disse...

Se Putin cortasse, NESTA ALTURA, o fornecimento de gás à Europa, estaria a dar um tiro no próprio pé. Não creio que o vá fazer. Até porque o especialista em dar tiros nos próprios pés é a União Europeia.

Ana Cristina Leonardo disse...

acv, e a tortura lenta é mais terrível.