14/05/22

GUERRA NA UCRÂNIA: INSISTIR EM PENSAR PARA EVITAR UM DESASTRE MAIOR

HENRI GUAINO: «NOUS MARCHONS VERS LA GUERRE COMME DES SOMNAMBULES»

LE FIGARO - 12/05/2022

TRIBUNE - Dans un texte de haute tenue, l’ancien conseiller spécial de Nicolas Sarkozy à la présidence de la République relève des analogies entre la situation internationale née de la guerre en Ukraine et l’état de l’Europe en juillet 1914. Sans renvoyer dos à dos l’agresseur et l’agressé, et tout en distinguant le bellicisme de Moscou et le discours désormais martial de Washington, il s’alarme du durcissement des positions en présence qui ne laisse aucune place à une initiative diplomatique et à une désescalade.

5 comentários:

Anónimo disse...

EXCELENTE ANÃLISE! de um realismo arrepiante! Toda a gente deveria ler, em particular todos aqueles brutalmente manipulados pela imprensa "mainstream" e que nunca questionaram com honestidade as CAUSAS da guerra. Gente que se detém no espectáculo sinistro de qq guerra, gente que toma partido "do invadido coitadinho" qd quem causou a guerra foi o facinora a quem chamam de herói.

Infelizmente tudo parece caminhar para o mesmo desfecho da duas anteroriores grandes guerras. Depois, os bandeirinhas azuis e amarelas os piratas dos jornaleiros ... a humanidade, se alguns restarem, bem podem limpar as mãos à merda que alimentaram


Miguel disse...

Mais um artigo sensato e importante.

Mas repara o que se passa nas tvs dominadas pelos tycoons franceses. É assustador. Dois papagaios emproados incapazes de admitir à colação o livro do Clark, ainda menos de entender as referências à tragédia, têm o desplante e o topete de acusar Henri Guaino de papaguear a propaganda do Kremlin. Forte/Fraco, Bom/Mau, o grau zero do pensamento. Comme des somnambules. A esperança que nos resta é que o Macron parece, digo parece, ter uma perspectiva um mais ponderada e mais bem informada.

Miguel disse...

Esqueci-me do link ...

https://www.bfmtv.com/replay-emissions/bfm-story/story-2-henri-guaino-nous-marchons-vers-la-guerre-13-05_VN-202205130498.html

Ana Cristina Leonardo disse...

Obrigada pelo link, Miguel. E quanto ao Macron, no meio disto tudo, parece-me que a França e a Alemanha ainda são os únicos adultos na sala.

Anónimo disse...

Vou levar, mais uma vez. Obrigada.

Minucha